Monitoramento e eficiência dos agentes: evidências do setor brasileiro de telecomunicações

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Autores

Quartarolo, Cinthia Mazziero

Orientador

Barros, Henrique Machado

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2011

Unidades Organizacionais

Resumo

A provisão de serviços de telefonia no Estado de São Paulo é feita por uma empresa concessionária que subcontrata prestadoras de serviços técnicos. As atividades desempenhadas por essas subcontratadas não vêm sendo bem avaliadas pela Agência Reguladora responsável. O objetivo deste trabalho é investigar se a distância geográfica entre a concessionária e as subcontratadas dificulta o monitoramento das atividades desempenhadas pelos agentes e se isso gera impactos no desempenho das subcontratadas. Usando Análise Envoltória de Dados obtém-se o ranking de eficiência relativa entre as subcontratadas e calcula-se a correlação entre a distância e a eficiência. Os resultados revelaram que quanto maior a distância, pior a eficiência relativa da empresa subcontratada.

Palavras-chave

Contratos; Monitoramento; Telecomunicações; Eficiência; DEA; Contracts; Monitoring; Telecommunication; Efficiency; DEA

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Português

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