Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/810
Type: Dissertação
Title: Ativos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreo
Authors: Arruda, Lucas Mello De Campos
Examination board: Boehe, Dirk Michael
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques De
Advisor: Bortoluzzo, Adriana Bruscato
Publication Date: 2011
Original Abstract: Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamente na relação mencionada. Neste trabalho, estes ativos são avaliados por meio de um teste empírico utilizando uma Regressão com Dados em Painel e um modelo estatístico é construído apresentando o efeito de moderação destes ativos na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para tanto, o modelo faz uso de dinâmicas competitivas, especificamente, o aumento de barreiras à entrada e o aumento do poder de mercado como indicadores estruturais dos ativos de conhecimento de mercado. Os resultados encontrados suportam o fato destes ativos, usados para ambos os aumentos de barreiras à entrada e do poder de mercado, possuírem uma relação de moderação significativa. Para os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.
Keywords in original language : Diversificação
Visão baseada em recursos
Estratégia competitiva
Dados em painel
Diversification
Resource based view
Competitive strategy
Panel data
Abstract: Empirical studies have shown that strategic assets aggregate relevant information onto the understanding of the association between the diversification strategy and the profitability of the firm. Despite the large number of academic works involving diversification, the market knowledge assets, one of these strategic assets, have not been tested yet in the mentioned relation. In this work, the market knowledge assets are evaluated through an empirical test using a Panel Data Regression and a statistical model is built showing the moderating effect of these assets on the association between related diversification and profitability. The model uses competitive dynamics, specifically the increase of barriers to entry and the increase of market power as structural indicators of the market knowledge assets. The results from the empirical test support the fact that the assets used to increase barriers to entry and market power show a statistically relevant moderating effect. For the assets used to increase barriers to entry, the moderating effect is such that related diversification increases profitability to firms when the assets are more distinguished. In the opposite, the moderating effect for the market knowledge assets dedicated to increase market power is such that related diversification increases profitability to firms when the assets are less distinguished.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucas Mello de Campos Arruda.pdfTEXTO COMPLETO829.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Lucas Mello de Campos Arruda_AutorizaçãoAluno.pdfINDISPONÍVEL - AUTORIZAÇÃO ALUNO480.08 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.