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Type: Dissertação
Title: Como a marca, o comportamento do consumidor e o preço influenciam a participação de mercado: um estudo sobre o mercado de cerveja
Authors: Wolff, André Junqueira
Examination board: Mazzon, José Afonso
Strehlau, Vivian Iara
Advisor: Claro, Danny Pimentel
Publication Date: 2010
Original Abstract: A participação de mercado de uma empresa é determinante para definir a sua competitividade e a sua forma de atuação no mercado. Existem muitos indicadores que influenciam a participação de mercado de uma marca e este tema já foi abordado por diversos estudos acadêmicos. Esses estudos relacionam, principalmente, a participação de mercado com o preço, mas alguns incluem indicadores de marca e do comportamento do consumidor. Este trabalho se propõe a explorar esta relação para identificar o efeito desses indicadores na participação de mercado. Saber a dimensão do efeito dos indicadores de marca e do comportamento do consumidor sobre a participação de mercado é importante para o executivo de marketing definir a estratégia para as suas marcas. Os resultados encontrados contribuem para a teoria sobre participação de mercado e fornecem dados que auxiliam na tomada de decisão dos executivos de marketing.
Keywords in original language : Participação de mercado
Valor de marca
Preço
Market share
Brand equity
Price
Abstract: The market share of a company is crucial to define their competitiveness and their market performance. There are several factors that influence the market share of a brand and this matter has been approached by several academic studies. The majority of these studies evaluate the influence of price on market share. Some other studies include factors related to brand and consumer behavior. This paper aims to explore these factors in combination with price and test the hypotheses with evidence of the Brazilian Beer industry. Knowing the effect of brand and consumer behavior factors on market share is important for marketing executives to better formulate the strategy of their brands. The results of this study contribute to theory about market share and provide information that help decision making of marketing executives.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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