Mestrado Profissional em Economia
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Dissertação Tal pai, tal filha: como a educação dos pais influencia a vida financeira dos filhos(2014) Ricci, Bianca BarquetaOs estudos existentes demonstram uma forte relação entre educação dos pais e dos filhos no Brasil. Este trabalho tem o objetivo de estudar uma nova relação: educação dos pais e salários por hora dos filhos. Utilizando a base da PNAD de 1996, realizaram-se regressões por OLS, com correção de Heckman, entre salário por hora dos filhos e educação dos pais e foram obtidos resultados significativos e positivos. Também se realizou regressões quantílicas que resultaram em coeficientes significantes e com diferentes valores de módulo e sinal. Além disso, encontrou-se uma diferença entre o impacto da educação do pai e da mãe. O pai que possui ensino superior impacta mais o salário dos filhos do que a mães, sendo mais a impactada as filhas mulheres dos que os filhos homens.Dissertação Fatores que influenciam o desempenho acadêmico(2013) Silva, Rodrigo Feitosa DaA partir da análise do desempenho acadêmico de 1000 estudantes matriculados no primeiro semestre dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário Fecap, na capital de São Paulo, este trabalho estuda se fatores individuais como: qualidade da escola, medida pela nota no ENEM, gênero, estado civil, idade ao concluir o ensino básico e desempenhar atividade remunerada enquanto estuda são significantes ao predizer a probabilidade de evasão ou reprovação do indivíduo que ingressou no ensino superior. Por meio de um modelo probit buscou-se estimar, com base nas variáveis mencionadas, tal probabilidade e com os resultados verificou-se que, conjuntamente todas as variáveis são estatisticamente significantes para explicar a probabilidade de determinado indivíduo fracassar. Os resultados encontrados estão de acordo com a literatura disponível consultada e mostram que homens têm maior chance de fracassar do que as mulheres, que exercer atividade remunerada aumenta a chance de falhar no primeiro semestre do curso superior, que quanto menor a nota da escola no ENEM menor será a sua chance de Sucesso, adicionalmente todas estas variáveis são estatisticamente significantes isoladamente. A variável “estado civil” mostra que solteiros tem maior probabilidade de sucesso, apesar de não ter sido considerada isoladamente de forma estatisticamente significante. Estes fatores podem servir como indicador de atenção para dirigentes de IES atingidos por leis que determinam reserva de vagas nas IES para estudantes oriundos de escolas públicas.Dissertação Qualidade do capital humano e diferenças na renda agregada: decomposição do produto per capita para os estados brasileiros.(2016) Santos, Guilherme Ribeiro DosRealizamos uma decomposição das diferenças de produto per capita entre os Estados brasileiros, tendo como objetivo investigar em que medida o capital humano é capaz de explicar as diferenças de produto per capita entre estes. Para isto, construímos uma medida de capital humano baseada nos anos de estudos médios e também no nível de proficiência em exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) correspondente a forca de trabalho cada estado obtendo-se assim uma medida de capital humano ajustada por qualidade. Encontramos que até 26,1% das diferenças de produto per capita entre os estados podem ser explicadas por diferenças de capital humano. Concluímos também que até 22,8% das diferenças de produto per capita entre os estados podem ser explicadas pelas variações nos anos de estudo da força de trabalho. Por fim, nosso estudo também mostrou que as variações na proficiência nos exames de escolaridade são responsáveis por 3,3% das diferenças de produto per capita.Dissertação Análise do Custo/Benefício no Programa Pronatec do Governo Federal(2015) Casson, Raphael JunqueiraA avaliação de políticas públicas é uma área que vem crescendo ano após ano e busca aumentar a eficiência do setor público ao priorizar projetos com maiores retornos à sociedade. Os gastos em educação, que representam uma das prioridades do governo, são compostos por diversos programas, os quais também deveriam passar por este escrutínio. Um destes programas, o Pronatec – que subsidia, fomenta e oferece bolsas de estudo para o curso profissionalizante, foi analisado em termos de custo/benefício neste trabalho. Para esta análise, foi estimado o impacto do curso técnico na renda do trabalhador comparando um grupo de tratamento com um grupo de controle homogêneo, além da estimação de dados sobre evasão, duração de curso e características do público-alvo. Para compor os grupos de controle e tratamento, utilizamos o método de pareamento por escore de propensão (propensity score matching), e os resultados avaliados com o método de diferenças em diferenças. O impacto do curso técnico na renda foi comparado com os custos, ambos a valor presente, com os ajustes de evasão e duração dos cursos. Os resultados mostram que há um impacto positivo na renda do indivíduo que cursaram programas de educação profissional e que para o benefício compensar o custo, é preciso que este efeito dure um período razoavelmente curto, cerca de 13 meses.Dissertação Alocação ótima de recursos entre ensinos fundamental, médio e superior no Brasil(2008) Veloni, Renato PreyerA dissertação desenvolve, por meio de técnicas econométricas, um modelo para investigar a alocação de recursos entre os diferentes níveis de ensino e seus efeitos sobre o crescimento futuro dos estados brasileiros, levando em conta seus diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Para isso, é utilizada uma amostra com dados em painel contendo informações dos estados brasileiros ao longo dos anos. Os resultados dos estudos anteriores a este são discutidos, bem como suas metodologias e problemas econométricos, onde se pretende explicar porque alguns deles não obtêm êxito ao relacionar educação e crescimento econômico. O resultado do modelo estimado aqui confirma a hipótese de que o investimento em educação superior é substancialmente mais efetivo em acelerar o crescimento de estados próximos à fronteira tecnológica, sendo possível concluir também que, em geral, os estados brasileiros menos desenvolvidos tecnologicamente deveriam alocar maior volume de seus recursos no ensino fundamental e médio.Dissertação A Alocação dos gastos públicos em educação importa? Uma análise para os estados brasileiros(2014) Pereira, Gabriel Fongaro De AraujoA educação do capital humano passou a ser importante fonte de estudo, principalmente depois que a acumulação de capital humano foi introduzida nos modelos tradicionais de crescimento baseados na acumulação de capital físico. O presente estudo testa, à luz de dados brasileiros, a principal predição do modelo de Aghion (2005), que conforme um estado se aproxima da fronteira tecnológica maior é o retorno(em termos de crescimento econômico) do investimento público em níveis educacionais elevados vis a vis o investimento em níveis educacionais baixos. Em linhas gerais, os resultados encontrados aqui vão na mesma direção dos resultados obtidos pelo teste empírico realizado por Aghion (2005) com dados dos estados americanos.Dissertação Uma avaliação empírica do peer effect na educação brasileira: o caso do Exame Nacional do Ensino Médio(2012) Barros, André Lahóz Mendonça DeO objetivo deste trabalho é avaliar a existência do chamado efeito de pares, ou peer effect, na educação brasileira. Entende-se por peer effect o impacto dos colegas sobre o desempenho de um dado aluno. Com isso, pretende-se aprofundar a discussão sobre a qualidade da educação, em particular sobre os determinantes para o diferencial de desempenho de alunos das redes pública e privada. Foram analisados os resultados da prova do Enem 2006 de alunos do estado de São Paulo. Os resultados da análise de regressão indicam a existência do peer effect em alunos do ensino médio de São Paulo e mostram que, depois de controladas as variáveis socioeconômicas e o próprio peer effect, o diferencial de desempenho entre estudantes de escolas públicas e privadas desaparece.Dissertação Avaliação de impacto dos programas educacionais do Governo Federal no desempenho dos alunos(2008) Ribas, Heloisa Pozzi LuttiDiversas avaliações internacionais mostram que os alunos brasileiros têm desempenho médio muito inferior a maioria dos países. O Ministério da Educação (MEC) tem feito extensos esforços para melhorar a qualidade da educação do país, porém ainda há muito a ser feito para melhorar o nível de aprendizado dos alunos. Este estudo tem o intuito de avaliar os impactos destes esforços no desempenho no teste de proficiência de matemática dos alunos da 4ª série de 1844 escolas públicas federais, estaduais e municipais do Brasil, feito pelo SAEB em 2003.Dissertação O impacto da qualidade educacional sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros(2012) Bianchini, Marcelo Glina LeviO objetivo dessa dissertação é estimar o impacto da qualidade educacional sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros. Foi utilizado um conjunto de dados com asnotas de Leitura e Matemática do SAEB, o PIB e indicadores socioeconômicos dos estados.De acordo com os resultados, observa-se que há impacto positivo da qualidade educacional da 4ª e 8ª série sobre o crescimento econômico dos estados brasileiros.Dissertação Estabilidade e transitoriedade no ranking do ENEM de médias por escola(2012) Soida, Ivan Akio ItocazoNesse artigo, nós exploramos alguns aspectos estatísticos, usualmente negligenciados, do ranking de ENEM de médias por escola – o instrumento mais difundido de avaliação das escolas brasileiras de ensino médio. Nós encontramos evidências de variação amostral nos scores escolares medidos e verificamos o impacto que o porte da escola tem na atenuação desse efeito. Identificamos também evidências de flutuações estatísticas de curto prazo (ruído) e de reversão à média. Estimamos as magnitudes relativas dos componentes persistentes e não-persistentes (voláteis) no desempenho de escolas de diferentes categorias em determinado ano; em um caso extremo, o de escolas públicas de pequeno porte, estimamos que o componente volátil médio correspondia a aproximadamente 62% dos scores medidos naquele ano. Estudamos também a estabilidade intertemporal dos rankings por meio de matrizes de Markov. Finalmente, avaliamos a sensibilidade do ranking a uma mudança de critério de desempenho: construímos dois rankings de valor adicionado para escolas públicas paulistas – um exercendo controle estatístico para as características socioeconômicas e do aluno ingressante em cada escola, outro expandindo esse controle também sobre a infraestrutura escolar – a fim de comparar esses rankings com o ranking tradicional. Nós descobrimos que a adoção desses novos critérios não gerou alterações radicais na distribuição de desempenhos das escolas, mas teve impacto substancial nos ranqueamentos, sugerindo baixos graus de separação efetiva entre posições consecutivas do ranking.