Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Geração de valor sob a perspectiva do ciclo de vida do produto: caso do setor de telecomunicações(2024) Rubi, Eduardo Alexandre SartoriO presente trabalho busca conciliar as interpretações mais recentes da literatura sobre a teoria do Ciclo de Vida do Produto (CVP) aplicado ao setor de telecomunicação com base na literatura de técnicas de avaliação deempresas da área de finanças. Novos autores interpretam a teoria do CVP apontando a capacidade de produtos e serviços de setores tecnológicos voltarem a um estado de crescimento, mesmo após passarem pela maturação através de inovações. Esse entendimento será aplicado ao setor de telecomunicações através das inovações vistas na conectividade móvel com o serviço de 3G, 4G e 5G. Os autores indicam diferentes obstáculos nesse processo de transição entre maturação para a volta do crescimento dado os investimentos necessários na tecnologia. Sendo assim, usando o ferramental conhecido pela literatura, será aplicado técnicas de avaliação de empresas para identificar a comprovação da geração de valor em algumas das maiores empresas de telecomunicação do mundo.Trabalho de Conclusão de Curso Hedge via derivativos gera aumento no valor de mercado de companhias não-financeiras? Evidências do mercado brasileiro(2024) Teixeira, Eric AbrahamO presente estudo investiga a relação entre o uso de hedge via derivativos e o valor de mercado de empresas não-financeiras no contexto brasileiro. São, inicialmente, examinados seis estudos, publicados entre 1984 e 2019, que oferecem perspectivas teóricas e empíricas sobre essa relação. Alguns propõem modelos teóricos para determinação da quantidade ótima de hedge, de forma a maximizar o valor da firma, enquanto outros adotam abordagens empíricas para avaliar o impacto real do hedge no valor de mercado. Posteriormente, são desenvolvidos dois modelos de efeito fixo para estimar o impacto do hedge via derivativos no valor de mercado, a partir de uma amostra de 59 empresas não-financeiras brasileiras de capital aberto, entre 2019 e 2022. Os resultados obtidos pelo primeiro modelo indicam um impacto positivo, porém estatisticamente insignificante, quando o uso de derivativos é analisado de maneira agregada e generalizada. O segundo modelo, que distingue o uso de derivativos entre swaps, contratos futuros/termo e opções, também resulta em coeficientes estatisticamente insignificantes para todos os tipos de contrato. Desta forma, os resultados divergem de estudos anteriores sobre o tema, ao apontar para a não-existência de um hedging premium associado à utilização de instrumentos derivativos para proteção contra riscos de mercado, aos olhos do investidor brasileiro médio. As causas para tal falta podem ser examinadas de maneira mais aprofundada em pesquisa futura.Trabalho de Conclusão de Curso Desafios do processo de avaliação de empresas: Um estudo de caso da Tesla.(2022) Sansaloni, Lucas Oliveira PintoEmpresas e modelos de negócios novos trazem desafios a sua avaliação, de forma que os métodos tradicionais são distorcidos por alguns drivers e métodos menos tradicionais têm menos credibilidade por depender de expectativas da própria empresa. Pensando nesse processo, a Tesla, por ser uma empresa de rápido crescimento em um mercado novo que compete com um mercado já consolidado, é utilizada como um estudo de caso visando analisar os efeitos de diferentes métodos de valuation na avaliação de empresas novas. Através de dados financeiros da Tesla, de pares do mercado automobilístico e do próprio mercado, foram feitas análises de três diferentes métodos de valuation: Fluxos de Caixa Descontados, Lucro Econômico e Múltiplos. A Tesla, mesmo sendo uma empresa já em um estado mais maduro que uma empresa nova, sua avaliação ainda passa pelos mesmos desafios que muitas startups, apontando distorções em cada um dos métodos, de forma que a utilização de diferentes métodos se torna necessária para visualizar essas diferenças, principalmente para empresas menos consolidadas.Trabalho de Conclusão de Curso Uso de aquisições como estratégia de criação de valor. Um estudo de caso: Magazine Luiza(2021) Marciano, MatheusO Magazine Luiza foi a empresa que teve sua ação mais valorizada entre 2015 e 2020, esse desempenho aconteceu no período que o Brasil vivia uma crise econômica. Por isso, buscou-se entender se a estratégia de adquirir empresas nesse período foi responsável por essa criação de valor para o acionista. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar se a estratégia de aquisições que a Magazine Luiza adotou, criou valor para a empresa. A monografia vai buscar conciliar o que a teoria de finanças diz sobre o crescimento via aquisições de empresas, com as Demonstrações de Resultado e as Apresentações Institucionais do Magazine Luiza. A partir disso, o trabalho vai levantar indicadores que validem essa hipótese, através de um teste estatístico que vai comparar esses indicadores, antes e depois que ela adotou essa estratégia de aquisições. Sendo assim, o objetivo especifico da monografia, é verificar se a empresa criou valor, pela criação de sinergias com as aquisições que ela fez na última década e quais foram os eventos e estratégias que ela adotou no período.