Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso A utilização do tráfego pago para geração de demanda como estratégia de marketing digital: um estudo de caso(2023) Vivo, Matheus Bonifácio deAs possibilidades de coleta e uso de dados de comportamento, interesses e ações gerados pelos consumidores revolucionou os processos de marketing das empresas. A partir da análise dos algoritmos formados com os dados coletados, como o machine learning, pode identificar padrões e fazer previsões sobre a jornada dos consumidores, permitindo que as empresas possam otimizar seus esforços de marketing em tempo real, aprimorando a estratégia de produto, de vendas, aumentando assim, a taxa de conversão do cliente, a partir da utilização da personalização de conteúdo, previsão de comportamento do cliente e campanhas publicitárias personalizadas e automatizadas. Por isso, este estudo buscou entender o impacto dessa mudança na estratégia de marketing das empresas para atingir seu público-alvo. Com objetivo de entender como as empresas utilizaram a estratégia de marketing para maximizar seu lucro e retorno sobre investimento, foram utilizados indicadores para verificar a eficiência no resultado do marketing digital, como: Taxa de conversão, Taxa de cliques, Engajamento nas mídias sociais, e Feedback dos consumidores.Trabalho de Conclusão de Curso Corporate Venturing como ferramenta de inovação: um estudo de caso sobre a Accenture Ventures(2023) Jayme, Eric Wollmann ZornigA inovação tem se mostrado uma área crítica na estratégia de várias empresas ao longo das últimas décadas. Recentemente, várias corporações tem optado pela estruturação de fundos de corporate venturing para que sejam capazes de se adaptar mais rapidamente a mudanças de mercado. A importância do tema é evidenciada ao considerar o crescimento na quantidade de empresas investindo na estruturação desse tipo de fundo, assim como os valores investidos globalmente em startups nos últimos anos. Entretanto, existem uma série de desafios neste tipo de investimento e muitas corporações ainda se mostram pouco preparadas para desenvolverem suas iniciativas de inovação, o que aponta para a necessidade de mais pesquisa acerca do tema. O foco deste estudo foi a Accenture Ventures, braço de corporate venture capital da Accenture. Este estudo tem o objetivo de avaliar a estratégia de inovação adotada pela Accenture Ventures e identificar os principais desafios e aprendizados que possam guiar a estruturação de novas iniciativas similaresTrabalho de Conclusão de Curso Inovação por meio de Corporate Venture Capital: Estudo de Caso do Magazine Luiza(2022) Martins, Lucas ÁvilaO processo de investimento em novas empresas por firmas já estabelecidas, conhecido como Corporate Venture Capital (CVC) demonstra-se cada vez mais relevante no ambiente de negócios. Nesse sentido, observa-se o crescimento dessa prática em diferentes regiões do mundo se deve a constante necessidade de inovação das empresas de forma a manter suas vantagens competitivas e comparativas no longo prazo. No entanto, nota-se que a literatura atual sobre o tema é escassa, em particular ao considerar estudos do caso brasileiro, visto a intensificação apenas recente desse processo e a dificuldade na obtenção dos dados. Dessa forma, pouco se entende como a prática de Corporate Venture impactam as empresas e as startups no Brasil, especialmente em relação a contribuição na inovação. Neste sentido, este estudo busca entender o processo de investimento em CVC e avaliar como isso é estruturado dentro de uma organização, por meio de uma análise do caso do Magazine Luiza, que se posicionava como a maior varejista em valor de mercado no final de 2021. Dessa forma, busca-se observar quais resultados os investimentos trouxeram para a empresa analisada e como ela desempenhou frente aos seus concorrentes. Esse caso foi escolhido dada a posição da empresa como referência no mercado no quesito de inovação, sendo então um possível benchmark para os demais players e para empresas de outras indústrias.Trabalho de Conclusão de Curso Corporate Venture Capital em Banking no Brasil: um Estudo de Caso sobre o BoostLAB(2022) Perin, João Felipe PiannaA inovação é uma área crítica para a determinação de vantagem competitiva de empresas. Nas últimas décadas, algumas corporações optaram por adotar modelos de Corporate Venturing, em que se estreita o relacionamento com startups de interesse, ocasionalmente na forma de investimentos, na configuração de Corporate Venture Capital. A importância da estratégia se torna evidente ao avaliar o valor investido e o número de aquisições feitas nesse tipo de modelo, ambos com um marcante crescimento no período recente. Apesar do grande volume movimentado em países desenvolvidos, o mercado brasileiro deste tipo de investimento ainda se mostra incipiente, o que evidencia a necessidade de pesquisa local sobre o tema. Destaca-se, como área de interesse, o setor financeiro, que aborda o maior número de fundos nesse sentido e mostra grande potencial de disrupção, como já observado pelas mudanças causadas por novas regulações e novos modelos de negócio. Como foco do estudo, foi escolhido o BoostLAB, braço de corporate venturing do BTG Pactual. Este estudo se propõe a compreender quais foram os fatores determinantes para o sucesso do programa de corporate venture capital desenvolvido pelo BTG Pactual e quais os principais aprendizados que podem ser aplicados a outras iniciativas similares.Trabalho de Conclusão de Curso O impacto da crise econômica de 2008 no investimento em inovação das empresas: uma análise agregada por países.(2021) Quadros, Tiago BarianiO trabalho busca abordar o tema do investimento em inovação das empresas em períodos de crises econômicas, mais especificamente a crise de 2008, de forma a entender como esta variável se comporta durante e após a crise em comparação com o período anterior a ela, portanto se tratando de um event study. Através de uma análise dos dados de patentes submetidas ao WIPO por países como proxy para o investimento em inovação por ano das empresas, espera-se ser possível identificar qual o padrão seguido por dois grupos de países, os grandes (em termos de inovação, PIB e capitalização de mercado das empresas) e os países menores, durante momentos turbulentos, podendo esse ser favorável à hipótese de acumulação criativa ou favorável à hipótese de destruição criativa. Por meio da utilização destes dados em painel com efeitos fixos, possibilitando a captura efeitos fixos de cada país em cada instante de tempo, o resultado esperado era de que o padrão de acumulação criativa se mostraria presente, com países grandes se beneficiando e aumentando a disparidade em relação ao outro grupo. Porém o resultado obtido trouxe evidências contrárias à essa hipótese, indicando que países menores aproveitam o momento de crise para inovar e crescer, como previsto no modelo de destruição criativa.Trabalho de Conclusão de Curso Análise dos ecossistemas de inovação e startups aceleradas do nordeste(2021) Watanabe, Fernando PaschoaletoNos últimos anos, a popularidade das startups vem crescendo, principalmente entre os jovens. Segundo a pesquisa da empresa de recrutamento Cia de Talentos, 50% dos jovens entre 17 e 26 anos sonham em abrir o próprio negócio. Segundo essa mesma pesquisa, as 3 principais razões para se querer trabalhar em uma startup são propósito, autonomia e flexibilidade. Na sua essência, startups são empresas jovens com um modelo de negócio escalonável, e inseridas em um cenário de completa incerteza, e são cada vez mais responsáveis pela inovação e tecnologia dentro da economia. Assim como no ambiente internacional, nos últimos 5 anos aconteceu um boom de criação de startups no Brasil, chegando a cerca de 12 mil ao fim de 2019. O maior número de startups está localizada nos estados de São Paulo (41%) e Rio de Janeiro (9,7%), no entanto, apesar da falta de investimento, a região que mais cresceu desde 2013 foi o Nordeste, que hoje conta com 577 startups ativas segundo dados da Abstartups. Assim, nesse presente estudo será realizado um mapeamento do perfil dos ecossistemas de startups nordestinos e também uma análise de startups nordestinas que passaram por processo de aceleração com o intuito de entender como vem ocorrendo o desenvolvimento desse tipo de negócio no Nordeste.Trabalho de Conclusão de Curso Avanços recentes na teoria da escolha sob ambiguidade: Consequências e fenômenos relacionados(2020) Borges, Vinícius dos ReisNeste trabalho é realizada uma revisão da literatura relativa à teoria da decisão sob incerteza, mais especificamente à evolução das contribuições acadêmicas sobre os comportamentos e atitudes frente à ambiguidade. Naturalmente, previamente a tal discussão os modelos de utilidade esperada sobre risco e incerteza subjetiva são analisados. Tendo como ponto de partida o importante paradoxo de Ellsberg, essa dissertação passa a apresentar os conceitos fundamentais e os modelos que permitem tratar ambiguidade. Mais importante, são discutidas e apresentadas as consequências para alguns modelos que anteriormente se baseavam somente no modelo de utilidade esperada. Por fim, são discutidos alguns trabalhos que lançam luz à alguns fenômenos relacionados à ambiguidade que podem condicioná-la.Trabalho de Conclusão de Curso O desenvolvimento das fintechs no mercado financeiro(2019) Silva, Yuri Castilho daOs bancos tradicionais, ao longo de sua trajetória, dominaram o mercado financeiro. O fornecimento de crédito, conta corrente e carteiras de investimento são alguns dos produtos que caracterizam tais bancos. É essencial que um banco ofereça diversos produtos em sua carteira para se adequar aos diversos perfis de investidores no mercado. Isso faz com que, por exemplo, as instituições financeiras busquem inovar cada vez mais em seus produtos. No entanto, o mercado financeiro vem se transformando, se tornando cada vez mais dinâmico. A crescente modernização do mercado financeiro vem afetando, entre outros fatores, a decisão de alocação de recursos dos investidores. Os aplicadores estão cada vez mais interessados em novos produtos, com alto ou baixo risco, do que aos produtos antigos do mercado, como a poupança. Ou seja, a tradição e segurança dos principais bancos e produtos estão cada vez menos sendo fatores exclusivos de decisão. Isso faz com que novas instituições financeiras surjam, devido um maior espaço no mercado, como é o caso das Fintechs. Dado o contexto de modernização do mercado financeiro, esse ensaio tem o objetivo verificar a mudança nas instituições do mercado financeiro, através da criação de Fintechs, especificamente no mercado de crédito, e como os clientes estão se adequando a essa nova forma de instituição financeira. Para isso, foi feito um estudo de caso com uma das maiores Fintechs do mercado financeiro nacional, a NUBANK.Trabalho de Conclusão de Curso Fintechs: história e oportunidades do mercado bancário na era digital(2021) Maria Fernanda Ferreira LisboaA relação entre tecnologia e mercado financeiro é datada de 1866, quando a primeira transmissão de informações financeiras entre fronteiras ocorreu e, desde então – mas notadamente a partir das duas últimas décadas do século passado -, a digitalização foi algo presente entre os bancos tradicionais. No entanto, somente após a crise americana do subprime (modalidade de financiamento sem efetiva garantia) em 2008 e do significativo avanço da tecnologia, foi que, de fato, um novo agente surgiu entre os bancos, as chamadas fintechs. Com a maior regulamentação a que os bancos estão expostos e com a queda de confiança gerada pela crise, o cenário foi propício para que as fintechs surgissem, trazendo não somente mais tecnologia, mas, também, novos produtos e formas diferentes de atendimento, os quais chamaram atenção dos consumidores no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Muitos acreditam que esta seja uma grande ameaça e que a era dos grandes bancos vai chegar ao fim. Por outro lado, vários autores argumentam que esta pode ser uma grande oportunidade para que fintechs e bancos unam forças e gerem sinergias para conquistar o mercado.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo de caso: impacto da quebra de patente do remédio kaletra no gasto em P&D na indústria farmacêutica Brasileira(2017) Seigne, Lucca Martin de SaintO intuito desta monografia é realizar um estudo de caso da quebra de patente do remédio Kaletra, realizada pelo governo brasileiro, no gasto em P&D da indústria farmacêutica brasileira. O gasto em P&D pelas empresas farmacêuticas pode ser dividido em 4 fases (Capanema e Palmeira Filho, 2007). O Brasil possui maior foco na terceira fase, os testes com pacientes e desenvolvimento dos genéricos, portanto dois campos de ação que não possuem a criação de uma patente ou criação produtos inovadores como foco. Seguindo nesta linha, temos que a quebra de patentes não impacta negativamente nos gastos, mas, sim, incentiva a indústria local e realizar a difusão do remédio na sociedade. De Saint Seigne, Lucca Martin. Estudo de Caso: Impacto da Quebra de Patente do Remédio Kaletra no Gasto em P&D na Indústria Farmacêutica. São Paulo, 2017. Xp. Monografia – Faculdade de Economia e Administração. Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.