Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Geração de valor sob a perspectiva do ciclo de vida do produto: caso do setor de telecomunicações(2024) Rubi, Eduardo Alexandre SartoriO presente trabalho busca conciliar as interpretações mais recentes da literatura sobre a teoria do Ciclo de Vida do Produto (CVP) aplicado ao setor de telecomunicação com base na literatura de técnicas de avaliação deempresas da área de finanças. Novos autores interpretam a teoria do CVP apontando a capacidade de produtos e serviços de setores tecnológicos voltarem a um estado de crescimento, mesmo após passarem pela maturação através de inovações. Esse entendimento será aplicado ao setor de telecomunicações através das inovações vistas na conectividade móvel com o serviço de 3G, 4G e 5G. Os autores indicam diferentes obstáculos nesse processo de transição entre maturação para a volta do crescimento dado os investimentos necessários na tecnologia. Sendo assim, usando o ferramental conhecido pela literatura, será aplicado técnicas de avaliação de empresas para identificar a comprovação da geração de valor em algumas das maiores empresas de telecomunicação do mundo.Trabalho de Conclusão de Curso Corporate Venturing como ferramenta de inovação: um estudo de caso sobre a Accenture Ventures(2023) Jayme, Eric Wollmann ZornigA inovação tem se mostrado uma área crítica na estratégia de várias empresas ao longo das últimas décadas. Recentemente, várias corporações tem optado pela estruturação de fundos de corporate venturing para que sejam capazes de se adaptar mais rapidamente a mudanças de mercado. A importância do tema é evidenciada ao considerar o crescimento na quantidade de empresas investindo na estruturação desse tipo de fundo, assim como os valores investidos globalmente em startups nos últimos anos. Entretanto, existem uma série de desafios neste tipo de investimento e muitas corporações ainda se mostram pouco preparadas para desenvolverem suas iniciativas de inovação, o que aponta para a necessidade de mais pesquisa acerca do tema. O foco deste estudo foi a Accenture Ventures, braço de corporate venture capital da Accenture. Este estudo tem o objetivo de avaliar a estratégia de inovação adotada pela Accenture Ventures e identificar os principais desafios e aprendizados que possam guiar a estruturação de novas iniciativas similaresTrabalho de Conclusão de Curso Bancos digitais no Brasil: Panorama e perspectivas(2022) Ricci, Stefano RochaO presente trabalho busca introduzir o conceito de Bancos Digitais, assim como traçar todo o panorama e histórico desse mercado no Brasil, analisando o cenário competitivo e regulações do setor. Esse trabalho também busca estabelecer comparações entre o mercado brasileiro e os principais mercados mundiais como EUA, Europa e China a fim de colocar em perspectiva o grau de desenvolvimento do país e com isso dar luz as principais questões e aspectos, traçando possíveis cenários futuros a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Para isso, foi utilizada uma profunda pesquisa bibliográfica além de diversas entrevistas com alguns dos maiores especialistas do Brasil nesse tema.Trabalho de Conclusão de Curso Inovação por meio de Corporate Venture Capital: Estudo de Caso do Magazine Luiza(2022) Martins, Lucas ÁvilaO processo de investimento em novas empresas por firmas já estabelecidas, conhecido como Corporate Venture Capital (CVC) demonstra-se cada vez mais relevante no ambiente de negócios. Nesse sentido, observa-se o crescimento dessa prática em diferentes regiões do mundo se deve a constante necessidade de inovação das empresas de forma a manter suas vantagens competitivas e comparativas no longo prazo. No entanto, nota-se que a literatura atual sobre o tema é escassa, em particular ao considerar estudos do caso brasileiro, visto a intensificação apenas recente desse processo e a dificuldade na obtenção dos dados. Dessa forma, pouco se entende como a prática de Corporate Venture impactam as empresas e as startups no Brasil, especialmente em relação a contribuição na inovação. Neste sentido, este estudo busca entender o processo de investimento em CVC e avaliar como isso é estruturado dentro de uma organização, por meio de uma análise do caso do Magazine Luiza, que se posicionava como a maior varejista em valor de mercado no final de 2021. Dessa forma, busca-se observar quais resultados os investimentos trouxeram para a empresa analisada e como ela desempenhou frente aos seus concorrentes. Esse caso foi escolhido dada a posição da empresa como referência no mercado no quesito de inovação, sendo então um possível benchmark para os demais players e para empresas de outras indústrias.Trabalho de Conclusão de Curso Efeito das novas tecnologias no sistema bancário brasileiro(2022) Veiga, Juliana PaulinoEsse trabalho buscará entender os efeitos de novas tecnologias, como os novos sistemas de pagamentos e as fintechs sobre o setor bancário brasileiro. Para tal, usara-se um método hipotético-dedutivo que encontrará as hipóteses através de referências anteriores, e haverá um teste de hipóteses feitos por análise descritiva dos dados e estudos de cases de sucesso. Sendo assim, é esperado concluir que essas tecnologias envolvem quatro principais agentes: população, bancos tradicionais, bancos digitais e o governo. Ao final, são apresentados os efeitos sobre esses agentes, concluindo que os agentes de mudanças são os dois últimos, que a população é a maior impactada e que existe tendência de especialização de serviços e clientes nos bancos.Trabalho de Conclusão de Curso Criação de valor através de fusões e aquisições no setor de tecnologia(2022) Moreira, João Guilherme CastellanoO presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da realização de operações de fusões e aquisições (F&A) em empresas no setor de tecnologia. O principal alvo de estudo dessa dissertação são os acionistas, ou seja, o resultado de operações de F&A para os resultados da empresa em si, mas também como o mercado reage à essas movimentações. Um processo de fusão ocorre quando há a união de duas empresas distintas para a formação de uma nova única, já uma aquisição ocorre quando uma empresa adquirente compra uma empresa alvo a modo que não há a formação de uma nova no final da transação. Diante disso, existem diferentes reações do mercado conforme o período que vai ser analisado. A primeiro momento, depois do anúncio da transação, a reação esperada é a de ansiedade do mercado, resultando em uma provável variação alta nos preços. Por outro lado, é no longo prazo que serão observados os verdadeiros resultados obtidos através da operação. Buscou-se analisar se as operações de F&A têm impactos diferentes para os acionistas e quais são eles, evidenciando a diferença entre empresas que passaram por esse processo e as que não. Além disso, a amostra utilizada foi selecionada conforme anúncios realizados entre 1 de janeiro de 2016 e 31 de dezembro de 2020 sobre operações de F&A de empresas de capital aberto do setor de tecnologia. Os resultados obtidos demonstraram que as empresas do setor de tecnologia que passam por operações de F&A tendem a obter piores performance no retorno anual de suas ações do que as empresas que não realizaram nenhuma transação.Trabalho de Conclusão de Curso Análise dos ecossistemas de inovação e startups aceleradas do nordeste(2021) Watanabe, Fernando PaschoaletoNos últimos anos, a popularidade das startups vem crescendo, principalmente entre os jovens. Segundo a pesquisa da empresa de recrutamento Cia de Talentos, 50% dos jovens entre 17 e 26 anos sonham em abrir o próprio negócio. Segundo essa mesma pesquisa, as 3 principais razões para se querer trabalhar em uma startup são propósito, autonomia e flexibilidade. Na sua essência, startups são empresas jovens com um modelo de negócio escalonável, e inseridas em um cenário de completa incerteza, e são cada vez mais responsáveis pela inovação e tecnologia dentro da economia. Assim como no ambiente internacional, nos últimos 5 anos aconteceu um boom de criação de startups no Brasil, chegando a cerca de 12 mil ao fim de 2019. O maior número de startups está localizada nos estados de São Paulo (41%) e Rio de Janeiro (9,7%), no entanto, apesar da falta de investimento, a região que mais cresceu desde 2013 foi o Nordeste, que hoje conta com 577 startups ativas segundo dados da Abstartups. Assim, nesse presente estudo será realizado um mapeamento do perfil dos ecossistemas de startups nordestinos e também uma análise de startups nordestinas que passaram por processo de aceleração com o intuito de entender como vem ocorrendo o desenvolvimento desse tipo de negócio no Nordeste.Trabalho de Conclusão de Curso Porque a “Fintechrização” tende a ter um impacto muito maior do que as fintechs no mercado brasileiro(2019) Azevedo, Matheus Henrique“O mercado financeiro começa a ser atacado não só por agentes do mercado financeiro. E sim também por empresas que estão fora do mercado financeiro”, destaca Pedro Englert (STARTSE, 2018), ex-Sócio da InfoMoney. Segundo a PwC (2018), Fintechs são um segmento de empresas na intersecção entre os setores de tecnologia e serviços financeiros que adotam modelos de negócio escaláveis e que inovam em produtos e serviços direcionados para atender a uma determinada necessidade do cliente. São essas empresas que estão revolucionando o mercado financeiro mundial. Essa estrutura leve, com diminuição dos custos operacionais e mais convenientes (Arner, Barberis & Buckley, 2015), é o que permite que elas acessem mais assertivamente áreas onde o mercado financeiro tradicional não conseguiu dar atenção suficiente a ponto de suprir a demanda de maneira satisfatória. Essa oferta maciça, de soluções eficientes para diversas demandas não atendidas, tem levado os grandes bancos a comprar ou copiar essas fintechs, para não perderem mercado e não ficarem para trás, nessa revolução financeira e tecnológica. O Santander, por exemplo, fechou a compra da Getnet em 2014, enxergando um espaço no mercado de máquinas de adquirência. Já o Bradesco, em 2017, lançou o banco digital Next, buscando não perder esse mercado, que vem crescendo aceleradamente, tendo como principal concorrente o Nubank. Porém, esse panorama vai muito além de fintechs e dos grandes bancos. O objetivo desse trabalho é mapear o sistema financeiro brasileiro sobre a ótica da “fintecnização”, onde o principal ator das revoluções são as fintechs, mas mostrar que não são as únicas. Outras empresas, que não tem como principal atividade o ramo financeiro, estão prestando serviços financeiros no mercado, oferecendo serviços específicos, e com tamanho (atual ou potencial) relevante. A partir das informações financeiras e operacionais de algumas fintechs e comparando os serviços que elas prestam com serviços similares prestados por outras instituições, poderemos concluir se a oportunidade de criação de valor enxergada nas fintechs também está presente em outros lugares, fora da atenção do mercado nesse momento e tentar medir qual o impacto que o surgimento das fintechs teve no mercado como um todo.Trabalho de Conclusão de Curso Fintechs: história e oportunidades do mercado bancário na era digital(2021) Maria Fernanda Ferreira LisboaA relação entre tecnologia e mercado financeiro é datada de 1866, quando a primeira transmissão de informações financeiras entre fronteiras ocorreu e, desde então – mas notadamente a partir das duas últimas décadas do século passado -, a digitalização foi algo presente entre os bancos tradicionais. No entanto, somente após a crise americana do subprime (modalidade de financiamento sem efetiva garantia) em 2008 e do significativo avanço da tecnologia, foi que, de fato, um novo agente surgiu entre os bancos, as chamadas fintechs. Com a maior regulamentação a que os bancos estão expostos e com a queda de confiança gerada pela crise, o cenário foi propício para que as fintechs surgissem, trazendo não somente mais tecnologia, mas, também, novos produtos e formas diferentes de atendimento, os quais chamaram atenção dos consumidores no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Muitos acreditam que esta seja uma grande ameaça e que a era dos grandes bancos vai chegar ao fim. Por outro lado, vários autores argumentam que esta pode ser uma grande oportunidade para que fintechs e bancos unam forças e gerem sinergias para conquistar o mercado.Trabalho de Conclusão de Curso Retornos de investimentos de private equity e venture capital no setor de tecnologia no Brasil(2017) Silva, Pedro Dias PalumboOs investimentos em venture capital são peças relevantes para o desenvolvimento de tecnologia no país e pode trazer benefícios de longo prazo. Porém, para se fazer bons investimentos e propiciar o desenvolvimento do ambiente de tecnologia é necessário entender os fatores dominantes para o sucesso destes. O presente estudo se propõe a explorar as diversas características dos investimentos e apontar as características principais que levam estes ao sucesso. Por meio de uma regressão Tobit, os resultados mostram que os fatores que explicam um retorno negativo são, (i) investimentos em telecomunicações e (ii) grande período de investimento. Não foram encontrados evidências nos dados analisados sobre influências positivas.