Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Os efeitos da identidade, da liderança, da per- cepção de suporte organizacional e do apoio à carreira sobre o engajamento do profissional
    (2015) Costa, José Eduardo Teixeira
    O engajamento é definido como a conexão física, emocional e intelectual que o profissional desenvolve com seu trabalho. Muitos fatores contribuem para o engaja- mento e esta pesquisa tem por objetivo medir o efeito que a identidade do funcionário com a empresa, a liderança – por meio do gestor ou chefe direto –, a percepção de suporte organizacional e o apoio à carreira do empregado tem sobre o engajamento dele. Para isso, foi utilizada uma base de dados com informações de 112.305 traba- lhadores de 364 empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil, que conta- ram sobre o seu ambiente de trabalho e sobre as práticas de recursos humanos de suas empresas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 67 questões, durante o ano de 2014, pela equipe do Guia VOCÊ S/A-EXAME As Melho- res Empresas Para Você Trabalhar, da Editora Abril. Utilizou-se, primeiramente, a téc- nica de análise fatorial a fim de validar as escalas para cada um dos construtos: iden- tidade, liderança, percepção de suporte organizacional e apoio à carreira. A amostra foi dividida em duas para esta análise e seus coeficientes resultaram positivos e sig- nificativos para os construtos, demonstrando que as quatro escalas possuem vali- dade, além de alta confiabilidade, de acordo com o alfa de Cronbach. Posteriormente, foi feita a regressão dos fatores contra a variável dependente engajamento. Ficou de- monstrado que os quatro fatores contribuem positivamente e de forma significante para o engajamento. Porém, a identidade do funcionário com a empresa e a percep- ção de suporte organizacional são aspectos preponderantes para a conexão física, emocional e intelectual do profissional com seu trabalho.
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    Dissertação
    Análise dos fatores estratégicos que impactam nas vendas de empresas do segmento de Biotecnologia no mercado brasileiro
    (2015) Rodrigues, Fábio Wiliam Chilante
    O escopo deste trabalho é entender quais fatores influenciam a receita líquida de uma empresa do segmento de biotecnologia e como o ambiente econômico do Brasil impacta na receita líquida. São propostas seis hipóteses para a construção do modelo, duas variáveis ambientais relativas às condições do ambiente econômico, duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo e, por fim, duas relativas à disponibilidade de recursos para a compra dos bens e serviços do segmento de biotecnologia. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, despesas comerciais e de marketing e inicio das atividades com vendas diretas de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão, com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como o dispêndio com saúde, tecnologia e inovação por parte do governo, a taxa Selic e as despesas comerciais e com marketing como fatores estratégicos chaves que influenciam as Vendas de Empresas do Segmento de Biotecnologia no Mercado Brasileiro.
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    Dissertação
    Modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais
    (2012) Silva, Jorge Aparecido Da
    O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais. São propostas nove hipóteses para a construção do modelo, sete operacionalizadas a partir de variáveis sobre condições do ambiente econômico e origens de recursos para os investimentos, e duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, número de propostas de fornecimento emitidas, e investimentos em comunicação de marketing de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão (modelos de função de transferência), com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a existência de linhas especiais de financiamento e o fluxo de entrada de investimentos estrangeiros na criação de um ambiente propício para a realização de vendas de bens de capital, além de dar suporte à importância dos investimentos em propaganda, por vezes contestados quanto à eficácia na geração de vendas no mercado industrial.
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    Dissertação
    Competição bancária: comparação do comportamento de bancos públicos e privados e suas reações à influência do governo
    (2012) Martins, Tiago Sammarco
    Os bancos públicos representam uma parcela importante do mercado bancário no Brasil e no mundo, e eles podem ser tratados como instrumentos do governo para implantação de políticas públicas, incentivo à competição bancária e aumento do bem-estar social. Apesar de um dos principais argumentos para a existência de bancos públicos ser o incentivo à competição, este papel não pode ser comprovado em estudos acadêmicos disponíveis na literatura. Esta dissertação analisa o mercado bancário brasileiro no período de 2000 a 2011, calculando o nível de competição de bancos públicos e privados, e suas reações às medidas adotadas pelo governo brasileiro na crise mundial de 2008, quando o governo adotou a postura de publicamente exercer pressão política nos bancos públicos para aumento de concessões de crédito e redução de taxas de juros. Pelos resultados obtidos, foi constatado que os bancos públicos apresentam preços mais baixos que os bancos privados e comportamento mais próximo à competição perfeita, contudo não foi observada mudança de comportamento competitivo após a crise de 2008 nem para bancos públicos nem para privados.
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    Dissertação
    Estratégia internacional de preços e a influência da liberdade de comércio e de trabalho no mercado de serviços industriais
    (2013) Mathias, Bruno Savoy
    O objetivo deste trabalho é identificar a influência do nível de liberdade de comércio e das relações trabalhistas, na estratégia de preços adotada por empresas prestadoras de serviços industriais. Mais especificamente, serviços de controle de qualidade de produtos, num contexto multinacional. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada uma base de dados anuais com preços de serviços de inspeção de qualidade durante a transferência de propriedade de produtos químicos, dados macroeconômicos, e índices de liberdade reconhecidos internacionalmente. Os dados foram analisados em modelos de regressão com dados em painel para o período de 2008 à 2012 em 92 países. Os resultados obtidos indicam uma relação positiva entre os índices de liberdade de comércio e de trabalho e os preços pagos pelos serviços industriais em tela, o que não somente dá suporte a teoria de formação de preços existente, mas também mostra a importância da consideração desses fatores na elaboração de estratégias internacionais de preço nesse mercado, contribuindo desta forma para as teorias de estratégia de marketing e estratégia internacional.
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    Dissertação
    IPOs brasileiros de 2004 a 2007: influência da estratégia organizacional, relacionada à estrutura de propriedade e à governança corporativa, no preço da emissão
    (2010) Hoffmann, Ricardo
    A fixação de preço de um IPO reflete a qualidade da empresa emissora e das condições de mercado no momento da emissão. Este trabalho busca identificar e quantificar o quanto a Estratégia Organizacional, as características da firma e do mercado afetam o Ajuste Parcial de Preços (APP), que é a definição final do preço da emissão. Os dados foram coletados de IPOs realizados por empresas não financeiras no Brasil, no período de 2004 a 2007. Os resultados mostram que os aspectos relacionados ao mercado que afetam o APP são: retorno médio do mercado nos 30 dias antes da emissão, a volatilidade do mercado nos 60 dias anteriores à emissão e se o período é de Hot Market. Os aspectos da firma e da emissão que afetaram o APP são: investimento em pesquisa e desenvolvimento, dividendos mínimos, número de fatores de risco citados nos prospectos da emissão, se a empresa tem atuação internacional e o tamanho da emissão. O impacto da Estratégia Organizacional no APP foi avaliado em relação a Estrutura de Propriedade e a Governança Corporativa. Os aspectos relacionados à estrutura de propriedade que afetam o APP são: concentração do controle pós IPO, emissão de ações PN e se a empresa é familiar. Os aspectos de Governança Corporativa que afetam o APP são: se a empresa pertence ao Novo Mercado e se CEO e Presidente do Conselho é a mesma pessoa. O modelo final explica 66% da variação do APP.
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    Dissertação
    Ativos de conhecimento do mercado e o efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade: evidências da indústria de transporte aéreo
    (2011) Arruda, Lucas Mello De Campos
    Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado, um destes ativos estratégicos, não foram testados empiricamente na relação mencionada. Neste trabalho, estes ativos são avaliados por meio de um teste empírico utilizando uma Regressão com Dados em Painel e um modelo estatístico é construído apresentando o efeito de moderação destes ativos na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para tanto, o modelo faz uso de dinâmicas competitivas, especificamente, o aumento de barreiras à entrada e o aumento do poder de mercado como indicadores estruturais dos ativos de conhecimento de mercado. Os resultados encontrados suportam o fato destes ativos, usados para ambos os aumentos de barreiras à entrada e do poder de mercado, possuírem uma relação de moderação significativa. Para os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.
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    Dissertação
    Fatores de propensão à compra em canais de atendimento telefônico (call center)
    (2014) Gelape, Giovanni Léo
    A escolha do cliente adequado, ou melhor, do cliente mais propenso a adquirir um determinado produto é um fator chave no processo de venda através de canais de atendimento telefônico. Tendo como objeto de estudo o portfólio de clientes de uma financeira, mais especificamente, uma carteira de clientes detentores de cartões de crédito, o presente trabalho avalia o comportamento dos clientes e discrimina os diferentes perfis, suas características mais importantes e determina como escolher os clientes que serão mais propensos a adquirir um produto de crédito (empréstimo), além de prever o valor a ser contratado. O trabalho é importante, no mercado brasileiro, ao comprovar através de evidências empíricas que o canal de oferta afeta a decisão de compra, que o preço é chave na forma como o cliente recebe determinadas ofertas, que a forma de uso do cartão (comportamento) precisa ser estudada pelas firmas e que uma boa relação de confiança afeta o processo decisório de um determinado comprador. O trabalho analisa dois potenciais canais de venda (receptivo - onde o cliente efetua o contato após receber determinado estímulo; ativo – onde a financeira efetua o contato com o cliente) e determina quem é o cliente com maior propensão a aceitar a oferta, com base em seus diferentes comportamentos; além de prever, de forma exploratória, o valor aceito por este.
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    Dissertação
    O impacto das firmas de private equity no desempenho de fusões e aquisições de empresas brasileiras
    (2013) Arakaki, Flavio Eduardo
    Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos das firmas de Private Equity no desempenho de operações de fusões e aquisições (F&A) de empresas brasileiras. Partindo da hipótese de que empresas adquirentes com participação de Private Equity tem todos os predicados de sucesso sugeridos pelo framework teórico verificado na literatura de F&A, tais como eficiência, governança corporativa, especialização e conhecimento, esta pesquisa investiga se tais empresas apresentam desempenho superior em relação a seus pares de mercado em operações de fusões e aquisições. Adicionalmente, considerando as críticas de mercado quanto a uma suposta exploração de curto prazo das empresas adquirentes pelos seus acionistas Private Equity, em detrimento de resultados sustentáveis de longo prazo, analisa-se também os impactos que um maior histórico de permanência do Private Equity em suas empresas investidas pode produzir nas transações de F&A. Os resultados encontrados sinalizam que as adquirentes com participação de Private Equity apresentaram retornos anormais inferiores em relação às demais empresas, contrariando a hipótese teórica formulada, e que o histórico de permanência do Private Equity em suas empresas investidas pode estar positivamente relacionada com a geração de valor em F&A. Tais resultados podem ser evidências empíricas de conflitos de agência no nível dos acionistas bem como ceticismo de mercado em relação às práticas de Private Equity, pelo menos no curto prazo, não significando necessariamente destruição de valor no longo prazo.
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    Dissertação
    A importância de ser o primeiro genérico: uma análise no mercado farmacêutico brasileiro
    (2018) Quintas, Thyago
    Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos na participação de mercado dos quatro anos iniciais do primeiro medicamento genérico introduzido no mercado. Avaliou-se também se a quantidade de medicamentos genéricos seguidores influência negativamente sua participação. Foram analisadas 204 diferentes moléculas que tiveram introdução de medicamentos genérico entre os anos de 2000 a 2015, resultando em 635 medicamentos e 1853 observações. Os dados foram avaliados utilizando a metodologia estatística de regressão linear múltipla para estimar as participações de mercado por ano. Conclui-se que é esperada uma participação de mercado maior para o medicamento genérico pioneiro ao longo dos quatro primeiros anos, que varia entre 77,5 pontos percentuais a 55,4 pontos percentuais, comparada a participação de mercado dos seus seguidores. Portanto, ser o medicamento genérico pioneiro traz vantagem competitiva na participação do mercado nos primeiros quatro anos após o lançamento.