Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação O papel da inovação no desempenho da indústria de transformação brasileira(2023) Paiva, Rodrigo Alves DeA indústria de transformação é um dos principais motores da geração de valor na economia brasileira e concentra a maior parte dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento no país. A literatura aponta a inovação como a principal força motriz do desenvolvimento econômico de uma nação e como um dos principais impulsionadores do desempenho das empresas, entretanto, até o presente momento, poucos são os estudos aplicados ao setor da indústria de transformação brasileira que se propõem a analisar se os esforços das atividades inovadoras de fato resultaram em aumento de valor agregado para este segmento. Este estudo tem o objetivo de analisar se existem evidências de que a inovação impacta positivamente no desempenho do segmento, avaliar se a inovação é a principal força motriz do desempenho do setor (quando comparado aos fatores de produção). Utilizamos metadados de séries temporais (de 2008 a 2020) dos 24 setores para construir um modelo econométrico. A regressão com painel dinâmico permite afirmar que existem evidências de que a inovação tem um papel relevante no desempenho dos setores da indústria de transformação. Por outro lado, esta não pode ser considerada a principal força motriz do desempenho neste segmento.Dissertação Uma análise do crescimento de empresas do setor de tecnologia durante a quarta revolução industrial.(2021) Wispel, Priscila CezariniCom a chegada da quarta revolução industrial, novas tecnologias propiciaram grandes mudanças nos modelos de negócio, impulsionando a modernização e a transformação digital de várias empresas e segmentos para se adequarem aos novos tempos. O presente trabalho investiga se o setor de tecnologia da informação no período de 2013 a 2020 cresceu a taxas superiores do que os demais ramos do mercado. Para desenvolver este estudo, foi utilizado dados de 72 empresas brasileiras e 1358 firmas americanas coletados da base de dados Capital IQ. Realiza-se um modelo de regressão por variáveis instrumentais com dados em painel desbalanceado, no qual a variável resposta é a taxa de crescimento anual, a variável explicativa é se a empresa pertence ao setor de tecnologia e as variáveis de controle são idade, dívidas totais/patrimônio líquido, estrutura do capital da empresa (aberto/fechado), payout do ano anterior, EBITDA% do ano anterior e a taxa de crescimento defasada de um ano. Ao agrupar dados dos dois países, conclui-se que o fato da empresa pertencer ao setor de tecnologia da informação não é uma variável significante para explicar a taxa de crescimento, observa-se que a taxa de crescimento defasada de um ano é uma variável significativa para explicar o crescimento. O modelo estatístico proposto foi capaz explicar 5% da variação da taxa de crescimento das empresas quando utilizando a base completa de empresas, e 9% quando se emprega a metodologia de Propensity Score Matching.Dissertação Como a Crise Causada pelo Coronavírus Impactou a Rentabilidade dos Bancos Brasileiros.(2021) Fernandes, Marcella Magda de Abreu AndradeO objetivo deste trabalho foi entender os impactos da crise causada pelo COVID-19 na rentabilidade dos bancos e se estes impactos foram maiores nos bancos menores em relação ao bancos maiores. A principal contribuição deste estudo é acrescentar à literatura vigente sobre os impactos de crises no setor bancário e as oscilações ocasionadas por esta nova pandemia, sobre a qual ainda há poucos estudos realizados. Para atingir este objetivo, foi estudada a rentabilidade dos bancos brasileiros no período de janeiro/2016 a março/2021, o que inclui a análise do impacto da crise causada pelo COVID-19 e como esse impacto é moderado pelo tamanho do banco, utilizando modelo de regressão com dados em painel dinâmico estimado via GMM por Arellano-Bond. Em relação às hipóteses estudadas, os resultados confirmam que a crise causada pelo coronavírus diminuiu a rentabilidade dos bancos, conforme previsto pela literatura estudada, porém foi verificado um impacto mais intenso na rentabilidade a medida que o tamanho do banco aumenta. Possíveis motivos para tanto são a migração dos clientes para bancos menores durante a pandemia, aumento do número de fintechs com mix de produtos diferenciados, aumento das provisões de crédito necessárias para cobrir os riscos de inadimplências maiores para os grandes bancos, impactos dos descumprimentos dos contratos empréstimos sem garantias por parte de negócios que faliram durante a crise, também maiores para os bancos grandes, e queda no valor de filiais afetando principalmente os bancos maiores.Dissertação Impactos da direção do mercado acionário e do tamanho do patrimônio na geração de alfa de fundos brasileiros(2021) Noguchi, AlexandreEste trabalho procura mostrar se o desempenho histórico dos gestores dos 141 maiores fundos de investimentos de ações do Brasil, de gestão ativa, supera o retorno previsto pelo modelo de 3 fatores de Fama e French (1993) ao longo do período de estudo, de 10 anos. Considerando a carteira agregada de fundos de ações ativos, foi verificado que os gestores não conseguem gerar retorno excessivo positivo. Entretanto, individualmente é possível identificar gestores que se destacam em relação à média. Adicionalmente, o trabalho realiza uma análise para verificar se o desempenho desses mesmos fundos sofre influência de altas e de baixas nos preços das ações. Os resultados indicam que a direção do mercado não possui influência no retorno excessivo dos gestores, uma vez que estes não conseguem prever a direção do mercado. Por fim, o estudo verifica se o tamanho do patrimônio dos fundos têm impacto em seu desempenho. Os dados indicam que existe uma relação negativa, que pode ser explicada pelos aportes que gestores com maior rentabilidade histórica recebem, tornando sua gestão menos eficiente. A amostra exclui fundos restritos e exclusivos, assim como aqueles cuja carteira seja composta predominantemente por investimentos no exterior e outros fundos de investimento.Dissertação Os efeitos da identidade, da liderança, da per- cepção de suporte organizacional e do apoio à carreira sobre o engajamento do profissional(2015) Costa, José Eduardo TeixeiraO engajamento é definido como a conexão física, emocional e intelectual que o profissional desenvolve com seu trabalho. Muitos fatores contribuem para o engaja- mento e esta pesquisa tem por objetivo medir o efeito que a identidade do funcionário com a empresa, a liderança – por meio do gestor ou chefe direto –, a percepção de suporte organizacional e o apoio à carreira do empregado tem sobre o engajamento dele. Para isso, foi utilizada uma base de dados com informações de 112.305 traba- lhadores de 364 empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil, que conta- ram sobre o seu ambiente de trabalho e sobre as práticas de recursos humanos de suas empresas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 67 questões, durante o ano de 2014, pela equipe do Guia VOCÊ S/A-EXAME As Melho- res Empresas Para Você Trabalhar, da Editora Abril. Utilizou-se, primeiramente, a téc- nica de análise fatorial a fim de validar as escalas para cada um dos construtos: iden- tidade, liderança, percepção de suporte organizacional e apoio à carreira. A amostra foi dividida em duas para esta análise e seus coeficientes resultaram positivos e sig- nificativos para os construtos, demonstrando que as quatro escalas possuem vali- dade, além de alta confiabilidade, de acordo com o alfa de Cronbach. Posteriormente, foi feita a regressão dos fatores contra a variável dependente engajamento. Ficou de- monstrado que os quatro fatores contribuem positivamente e de forma significante para o engajamento. Porém, a identidade do funcionário com a empresa e a percep- ção de suporte organizacional são aspectos preponderantes para a conexão física, emocional e intelectual do profissional com seu trabalho.Dissertação Análise dos fatores estratégicos que impactam nas vendas de empresas do segmento de Biotecnologia no mercado brasileiro(2015) Rodrigues, Fábio Wiliam ChilanteO escopo deste trabalho é entender quais fatores influenciam a receita líquida de uma empresa do segmento de biotecnologia e como o ambiente econômico do Brasil impacta na receita líquida. São propostas seis hipóteses para a construção do modelo, duas variáveis ambientais relativas às condições do ambiente econômico, duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo e, por fim, duas relativas à disponibilidade de recursos para a compra dos bens e serviços do segmento de biotecnologia. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, despesas comerciais e de marketing e inicio das atividades com vendas diretas de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão, com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como o dispêndio com saúde, tecnologia e inovação por parte do governo, a taxa Selic e as despesas comerciais e com marketing como fatores estratégicos chaves que influenciam as Vendas de Empresas do Segmento de Biotecnologia no Mercado Brasileiro.Dissertação A relação entre experiência e recuperação de crédito: uma análise econômica do agente de cobrança no Brasil(2020) Silva, Paulo Roberto De CarvalhoNo Brasil e na maioria dos mercados, as firmas de cobrança são as principais responsáveis pela atividade de recuperação de crédito e exercem um papel fundamental para minimizar perdas e contribuir para a eficiência do mercado. Para isso, investem em infraestrutura de call center e na formação e desenvolvimento do agente de cobrança, uma variável importante da equação de produção dessas companhias. Este estudo se propõe a analisar a relação entre experiência e performance no âmbito individual do agente de cobrança, controlando fatores operacionais e sociodemográficos que contribuem para sugerir um modelo preditivo de recuperação de crédito. Embora a produção de estudos dedicados à relação entre experiência e performance seja significativa, diferentes correntes teóricas se baseiam em achados divergentes sobre como essas variáveis se relacionam ao longo do tempo. A pesquisa foi conduzida em painel longitudinal e abrangeu um período de 25 meses correspondentes aos créditos recuperados por 283 indivíduos. Os resultados confirmaram que a relação entre experiência e desempenho é positiva, mas sua linearidade é alterada conforme o grau de complexidade da negociação submetida ao agente. Para os estágios mais avançados da cobrança quando as negociações são mais complexas, a relação é positiva e não-linear.Dissertação Modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais(2012) Silva, Jorge Aparecido DaO objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais. São propostas nove hipóteses para a construção do modelo, sete operacionalizadas a partir de variáveis sobre condições do ambiente econômico e origens de recursos para os investimentos, e duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, número de propostas de fornecimento emitidas, e investimentos em comunicação de marketing de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão (modelos de função de transferência), com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a existência de linhas especiais de financiamento e o fluxo de entrada de investimentos estrangeiros na criação de um ambiente propício para a realização de vendas de bens de capital, além de dar suporte à importância dos investimentos em propaganda, por vezes contestados quanto à eficácia na geração de vendas no mercado industrial.Dissertação Avaliação de impacto de programas de indicação estimulada: uma análise sobre o efeito nos indicadores Customer Lifetime Value e Customer Referral Value(2020) Fidelis, Pedro HenriqueAs empresas tomam risco na hora de investir na aquisição e retenção de clientes, pois se a empresa não tiver um indicador objetivo para respaldar as suas decisões, no cálculo final os seus investimentos podem não se pagarem. Calcula-se aqui os indicadores Customer Lifetime Value (CLV) e o Customer Referral Value (CRV) para avaliar o valor dos clientes trazidos pelos programas de indicação estimulada. Essa estratégia parece ser muito efetiva em termos de expansão da base de clientes. Porém, o presente estudo demonstra que essa maximização vem atrelada a um detrimento da rentabilidade, uma vez que incentiva a entrada de clientes menos valiosos. Pela perspectiva do CLV e do CRV, o valor médio dos clientes advindos dos programas de indicação é menor do que o dos clientes que não passaram por esses programas. Esse estudo visou esclarecer alguns pontos de incerteza sobre o benefício dessas estratégias.Dissertação Competição bancária: comparação do comportamento de bancos públicos e privados e suas reações à influência do governo(2012) Martins, Tiago SammarcoOs bancos públicos representam uma parcela importante do mercado bancário no Brasil e no mundo, e eles podem ser tratados como instrumentos do governo para implantação de políticas públicas, incentivo à competição bancária e aumento do bem-estar social. Apesar de um dos principais argumentos para a existência de bancos públicos ser o incentivo à competição, este papel não pode ser comprovado em estudos acadêmicos disponíveis na literatura. Esta dissertação analisa o mercado bancário brasileiro no período de 2000 a 2011, calculando o nível de competição de bancos públicos e privados, e suas reações às medidas adotadas pelo governo brasileiro na crise mundial de 2008, quando o governo adotou a postura de publicamente exercer pressão política nos bancos públicos para aumento de concessões de crédito e redução de taxas de juros. Pelos resultados obtidos, foi constatado que os bancos públicos apresentam preços mais baixos que os bancos privados e comportamento mais próximo à competição perfeita, contudo não foi observada mudança de comportamento competitivo após a crise de 2008 nem para bancos públicos nem para privados.
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