Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    The effects of female representation on organizational performance: Evidence from the São Paulo State Military Police
    (2022) Del Vecchio Junior, Jacintho
    A teoria da burocracia representativa postula que o aumento da representação de grupos desprivilegiados na burocracia estatal (representação passiva) levará a melhores resultados para essas populações (representação ativa). Além disso, a representação passiva pode aumentar a confiança do cidadão nas autoridades públicas quando indivíduos desprivilegiados percebem que estão devidamente representados (representação simbólica). Este trabalho pretende testar os efeitos da melhoria da representação feminina no desempenho organizacional em organizações públicas, usando para isso o caso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O estudo adota uma abordagem quantitativa e faz uso de efeitos fixos de dados em painel e modelos de Diferença em Diferenças (DiD) para avaliar os efeitos da representação feminina (seja na liderança ou pela maior participação no policiamento) nos registros de crimes. Constatamos que a representação feminina na Polícia Militar, juntamente com as estruturas auxiliares de prevenção à violência contra a mulher (Delegacias da Mulher) aumentam as denúncias de estupro e reduzem os homicídios contra a mulher. Os resultados são válidos ao empregar especificações de DiD que avaliam os efeitos da representação feminina antes e após intervenções exógenas (legislação local promulgada para prevenir a violência contra a mulher). No geral, os resultados sugerem que a representação feminina não apenas melhora o desempenho da polícia em favor da população feminina, mas também promove a equidade social.
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    Dissertação
    Marketing Conversacional B2B: Desvendando a eficiência do chatbot na geração de oportunidades de negócio
    (2023) Duran, Fabio Melo
    Em um cenário cada vez mais on-line, no qual telefones celulares funcionam como um pequeno computador (smartphones) e dominam o mercado, as estratégias de marketing digital tornam-se essenciais, porém mais onerosas e complexas. Novas tendências – como o marketing conversacional (utilização de robô de bate-papo nas estratégias de marketing) – despontam com potencial de elevar a taxa de geração de oportunidades de negócio e melhorar o retorno sobre investimento em marketing. Alguns estudos demonstram que o marketing conversacional é uma tendência que, em alguns cenários, já apresenta melhor desempenho na geração de leads em relação à tradicional página de conversão de leads (landing page). Este estudo visa investigar como se comporta a estratégia de marketing conversacional na geração de leads e de leads qualificados (MQLs) em diferentes momentos da jornada de compra do cliente de empresas que comercializam com outras empresas (B2B). Foram realizados dois experimentos, ambos com acesso exclusivamente via telefone celular, gerados por meio de campanhas de anúncio on-line. Adotou-se como ferramenta de conversação (chat), o WhatsApp, principal ferramenta utilizada no Brasil. O primeiro experimento foi realizado no início da etapa pré-compra da jornada de decisão do cliente (reconhecimento de um problema) e os acessos foram gerados por meio de anúncios da plataforma da Meta, com o objetivo de gerar leads em troca de um livro eletrônico (e-book). O segundo experimento atuou ao final da jornada do cliente (pesquisas e decisão do que comprar) tendo sido os acessos gerados por meio de anúncios do Google, buscando gerar MQLs com a oferta de utilização gratuita de uma ferramenta on-line de gestão financeira para empresas, durante sete dias. Em ambos os experimentos o autor aplicou a metodologia de teste A/B e analisou os dados das pesquisas por meio do teste de estatística chi-quadrado de Pearson. Os resultados mostram que no início da jornada de decisão do cliente o chatbot foi mais eficiente gerando leads. Mais próximo da conclusão da jornada do cliente, o chatbot mostrou mais eficiência na geração de MQLs. Essas descobertas ajudam os gestores de marketing a avaliar como e quando o chatbot pode ser adotado em suas estratégias.
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    Dissertação
    O papel da inovação no desempenho da indústria de transformação brasileira
    (2023) Paiva, Rodrigo Alves De
    A indústria de transformação é um dos principais motores da geração de valor na economia brasileira e concentra a maior parte dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento no país. A literatura aponta a inovação como a principal força motriz do desenvolvimento econômico de uma nação e como um dos principais impulsionadores do desempenho das empresas, entretanto, até o presente momento, poucos são os estudos aplicados ao setor da indústria de transformação brasileira que se propõem a analisar se os esforços das atividades inovadoras de fato resultaram em aumento de valor agregado para este segmento. Este estudo tem o objetivo de analisar se existem evidências de que a inovação impacta positivamente no desempenho do segmento, avaliar se a inovação é a principal força motriz do desempenho do setor (quando comparado aos fatores de produção). Utilizamos metadados de séries temporais (de 2008 a 2020) dos 24 setores para construir um modelo econométrico. A regressão com painel dinâmico permite afirmar que existem evidências de que a inovação tem um papel relevante no desempenho dos setores da indústria de transformação. Por outro lado, esta não pode ser considerada a principal força motriz do desempenho neste segmento.
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    Dissertação
    Retorno anormal médio acumulado após a oferta inicial de ações: análise comparativa da performance de empresas investidas por fundos de private equity e venture capital
    (2022) Matheus, Luiz Carlos Bertan
    Tendo em vista o estudo realizado por Minardi et al. (2013), dentre outros que foram publicados, esta dissertação se propõe a fazer uma análise comparativa atualizada da performance de empresas investidas por fundos de private equity e venture capital no mercado brasileiro. Para isso, foi utilizada uma base de dados compilada e divulgada pela B3 contendo 236 ofertas públicas iniciais realizadas entre 2004 e 2021; aos dados originais foram adicionadas outras informações provenientes da Bloomberg, além da classificação de aportes eventualmente recebidos por fundos de investimento em participações feita pelo próprio autor com base nos prospectos das respectivas ofertas e em outras fontes de domínio público. Os dados foram analisados conforme a metodologia do retorno anormal médio acumulado de Ritter (1991), utilizando-se o Ibovespa como índice de referência. Adicionalmente, a amostra foi analisada de forma estratificada a fim de considerar diferentes períodos de 1, 3 e 6 meses e de 1, 2, 3 e 5 anos contados desde a data da respectiva oferta. Com base nos resultados encontrados, foi confirmada a hipótese de que os aportes provenientes de fundos de investimentos em private equity e venture capital são capazes de gerar valor adicional nas empresas investidas tal como indicara a literatura pregressa. Além disso, os resultados também mostraram que essa geração de valor adicional persiste de forma consistente ao longo dos cinco anos após a emissão das ações em bolsa de valores.
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    Dissertação
    O Canal Digital e seu Efeito no Desempenho das Vendas para Varejistas
    (2022) Manduca, Alex Wendell de Lima
    O gerenciamento dos canais de distribuição vem ganhando relevância como uma área estratégica de tomada de decisão. As principais causas para o aumento da preocupação com os canais de distribuição estão relacionadas ao ganho de competitividade, aumento do poder dos distribuidores nos canais de distribuição - especialmente o varejo -, necessidade de redução de custos de distribuição, mudança do comportamento do consumidor e o crescente papel da tecnologia no contexto atual, que vem influenciando o comportamento do cliente e trazendo diferentes pontos de interação com o mesmo (ROSENBLOOM, 2014; VERHOEF; KANNAN; INMAN, 2015). Na maioria dos casos, os estudos têm se concentrado no mercado business to consumer (B2C). Por tanto a importância do trabalho se apresenta como significativa para futuros projetos de implementação de novos canais de atendimento aos clientes B2B, especificamente WhatsApp. De acordo com Anderson e Narus (2014), nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao valor e sua oferta aos clientes. No entanto, notavelmente poucas empresas têm a capacidade de realmente avaliar o valor na prática e obter um retorno equitativo pelo valor que entregam aos clientes. Os fornecedores devem ter uma compreensão exata do que a empresa do cliente valoriza e qual valor é gerado. A análise descritiva dos dados e o modelo estatístico - Diferença em Diferença (diff-in-diff) adotado para o estudo, sobre uma amostra composta por 6.460 clientes ou pontos de vendas (PDV) apontam que os clientes que utilizam, um canal digital, tem reduções menos intensas em relação aos que mantiveram o atendimento apenas pelo vendedor resultando em 17,99 caixas de cerveja e 3,68 de refrigerantes acima da média de compra. Além disto, a diferença entre os que não adotaram o canal digital e os que adotaram diminuiu de 2019 para 2020 passando de -3,6% para 13,7% em cerveja e -5,3% para 2,6% em refrigerante. Observamos também o crescimento no preço médio no período de 0,32, com melhoria das diferenças entre as médias de 2019 de 0.9% para 3,3% em 2020. Portanto, analisando apenas o canal e sem considerar outras possíveis influências sobre as variáveis, observa-se que a adoção do canal digital melhorou a performance dos clientes quanto à compra dos produtos e a geração de receita. O estudo busca ser uma contribuição inicial para o tema de gestão de canais nos mercados B2B e fazer uma provocação e um convite a novos estudos.
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    Dissertação
    A isenção da tarifa de anuidade impacta os gastos de consumidores com cartão de crédito?
    (2021) Shinomata, Rafael
    Esta pesquisa analisa o comportamento de gasto dos consumidores antes e depois da contratação de um novo cartão de crédito isento da tarifa de anuidade. Considerando o cenário mais competitivo com o surgimento de novos players no mercado de meios de pagamentos com estratégias de ofertas agressivas, é investigado se os clientes que contratam o produto sem anuidade aumentam seus gastos, se comparado aos clientes que não contratam. O estudo foi realizado por meio de uma análise Difference in Differences (DiD), utilizando uma base de dados oriundas de uma das maiores instituições financeiras do Brasil e contendo informações sobre região, idade, gênero e valor gasto no cartão de crédito de janeiro a agosto de 2021. Os resultados sugerem que os indivíduos que contratam um cartão de crédito sem anuidade aumentam os seus gastos em 35% no terceiro mês após a contratação, se comparados aos indivíduos que não contratam.
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    Dissertação
    Relação entre educação superior e o comportamento dos policiais militares do Estado de São Paulo.
    (2021) Cangerana Neto, Francisco Alves
    O estudo desenvolvido investiga os efeitos da escolaridade superior de ingresso (capital humano geral) no comportamento dos policiais na polícia militar de São Paulo durante suas atividades laborais, assim, as dimensões pesquisadas foram: punições administrativas sofridas, indiciamentos em inquéritos policiais militares no geral e indiciamentos em inquéritos policiais militares de homicídio e lesão corporal, que são resultantes do uso da força em serviço seja legítima ou não. De forma complementar foi verificado se os policiais que ingressaram com curso superior permanecem menos na corporação e como este conhecimento portável, que implica em saída a pedido, influi no comportamento no serviço. A mostra usada compreendia 13060 indivíduos empossados entre 2016 e 2020 e a as análises econométricas empregadas foram os modelos logit, poisson e binomial negativa. As bases teóricas usadas foram do capital humano e sua portabilidade no mercado de trabalho, das relações entre escolaridade e o comportamento transgressional e delitivo, com vistas à preferência ao risco e aos custos de oportunidade. As análises indicam que possuir curso superior ao ingressar na polícia implica em menor incidência de punições administrativas disciplinares, de inquéritos policiais militares em geral, de inquéritos policiais militares pelo crime de lesão corporal e maior incidência de pedidos de exoneração. Os resultados não permitiram concluir que ter curso superior implica em menor incidência de indiciamentos de inquéritos policiais militares pelo crime de homicídio, bem como de punições disciplinares exclusórias que são a demissão e a expulsão. Em relação à teoria, para os indivíduos com curso superior, os resultados apontam para maiores custos de oportunidade e aversão ao risco, visto à possibilidade de deslocamento para outras carreiras de acordo com o mercado de trabalho em decorrência de possuírem maior portabilidade de conhecimento. Por fim o estudo será útil para o planejamento estratégico de pessoal da polícia militar, notadamente nas atividades de seleção, recrutamento e formação, podendo fundamentar alterações no treinamento ou na exigência do perfil de escolaridade.
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    Dissertação
    Processo de implementação da estratégia: Um estudo de caso em empresa do setor de petróleo e gás
    (2021) Santos, Erik Trench Alcantara
    A implementação efetiva da estratégia é um elemento importante para a obtenção de vantagem competitiva em seu segmento de atuação. Porém, diferentemente do conceito de planejamento estratégico, que possui uma literatura vasta e abundante, menor atenção é dada ao tema no âmbito acadêmico sobre esse fenômeno. Assim, com base em evidências de um estudo de caso longitudinal em uma empresa do segmento de petróleo e gás, este estudo contribui para o aprimoramento do construto de implementação efetiva da estratégia, ao analisar, ao longo de dez anos, as ações realizadas e os impactos obtidos pelos processos de implementação da estratégia adotados durante esse período. O presente trabalho analisa, especificamente, as seguintes dimensões, aprimorando as interações entre elas: (1) as capacidades gerenciais dinâmicas necessárias para criar o melhor contexto para a implementação da estratégia, (2) as ações gerenciais estruturais e interpessoais que suportem o processo de implementação da estratégia e (3) as condições necessárias para se implementar de forma efetiva a estratégia. Ao abordar essas três dimensões, foi possível compreender os fatores associados ao sucesso dos processos de implementação da estratégia.
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    Dissertação
    Transformação digital em empresas do agronegócio brasileiro: quais são os desafios e o papel da área de TI nesta jornada?
    (2021) Munhoz, Vainer Tadeu
    Quais são os desafios da transformação digital (TD) que as empresas do agronegócio brasileiro enfrentam atualmente? Qual é o papel e quais são os desafios das áreas de tecnologia da informação (TI) nesta jornada de transformação dessas empresas? Atualmente, o setor agrícola brasileiro enfrenta o desafio de operar sob intensa e complexa regulação de preços dada pelo mercado das comódites agrícolas, com elevados custos, face às inúmeras ineficiências dos sistemas de produção no campo, em que a TD se apresenta como uma oportunidade de diferenciação. Assim, com base em evidências, a partir de 18 entrevistas em empresas desse importante setor econômico brasileiro, o objetivo deste estudo é investigar os desafios dessas empresas e o papel das áreas de TI atrelados à capacidade de realizar a transformação digital. Ao pesquisar e validar as teorias de TD, indústria 4.0, sistemas de informação, governança de TI, estratégias de negócios, capacidades dinâmicas de gerenciamento e conhecimento de TI com a capacidade de realizar a TD digital a partir de 16 empresas, compartilha-se uma série de desafios práticos derivados desses conceitos revisados na literatura. Sugere-se que, para ocorrer a TD, as empresas do agronegócio brasileiro enfrentem desafios distintos, de naturezas internas e externas tais como escassez de talentos digitais e conectividade no campo respectivamente. Além disso, que as áreas de TI também enfrentem sua adversidades e seus próprios desafios particulares para suportar adequadamente a TD nas respectivas empresas. Dessa forma, este estudo faz uma contribuição para a prática ao apresentar um conteúdo em um formato capaz de oferecer um entendimento de como os desafios da TD ocorrem nos ambientes das empresas avaliadas. Os resultados deste estudo contribuem também para a literatura de sistemas de informação, governança corporativa e para a prática profissional.
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    Dissertação
    Cultura de Talento ou Crescimento? Os Efeitos do Mindset Organizacional na Satisfação com a Cultura e na Performance
    (2021) Riva, Thiago Bezerra de Menezes
    O mindset organizacional influencia organizações na adoção de práticas e políticas internas. No plano individual inúmeras pesquisas abordaram os impactos do mindset em conquistas acadêmicas, profissionais e esportivas, mas no plano organizacional seu impacto ainda requer contribuições. O mindset organizacional é a crença compartilhada dentre os membros de uma organização quanto ao talento e a habilidade sendo ou um atributo fixo ou uma qualidade maleável, de crescimento, e é considerada uma importante crença implícita dentro do contexto de cultura organizacional. Esse estudo teve como objetivo entender os efeitos do mindset organizacional na satisfação dos colaboradores com a cultura e na performance financeira das organizações. Para atingir esse objetivo foi utilizada uma regressão múltipla considerando as empresas listadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Os resultados obtidos indicaram uma associação positiva entre organizações que nutrem um mindset organizacional de crescimento e a satisfação dos colaboradores com a cultura organizacional, porém não indicaram associação indireta entre o mindset organizacional e a performance financeira. Adicionalmente, o estudo constatou associação positiva entre a satisfação dos colaboradores com a cultura e performance financeira. Esse estudo contribui com a literatura ao avançar no entendimento dos efeitos do mindset organizacional, primeiro, na percepção dos colaboradores quanto a cultura das organizações, em um contexto institucional e de cultura organizacional distinto de estudos anteriores; segundo, na performance financeira, uma medida de resultado objetiva de desempenho; e, por fim, ao avaliar a associação direta entre a satisfação dos colaboradores com a cultura e a performance financeira.