Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso O impacto de promoções de venda em produtos de alto envolvimento sobre a percepção de justiça de preço, intenção de compra, e valor percebido dos consumidores com base em 8 dimensões(2021) Carvalho, Pedro Aquino dePromoções de venda são métodos amplamente utilizados por empresas com o intuito de aumentar suas vendas. Dentre as maneiras de classificar essas promoções desenvolvidas pela literatura existente até então, destacam-se as classificações quanto aos seus benefícios serem futuros ou imediatos, ou relacionados ou não aos produtos. Devido aos seus comportamentos irracionais, diferentes tipos de promoções de venda podem provocar diferentes intenções de compra. Uma grande estratégia das empresas para aumentar vendas em contextos de promoção é o anúncio de preços de referência externos, ou seja, afirmações a respeito do preço médio de um determinado produto no mercado afora, com o intuito de aumentar o valor percebido do produto pelos consumidores. Dependendo da diferença entre o valor percebido do produto pelos consumidores anterior à promoção e do preço verificado pelo consumidor no momento, sua percepção de justiça do preço verificado poderá decrescer. Isso foi o que o estudo encontrou. Esse foi o objetivo central desse trabalho: analisar se consumidores agem de maneira diferente ao se depararem com 8 diferentes tipos de promoção de venda. Procurou-se, com isso, analisar se as afirmações da literatura existente até o momento sobre preços de referências externos, e de diferentes tipos de promoção poderiam ou não ser confirmadas.Trabalho de Conclusão de Curso Investigando o impacto de expressões faciais na intenção de compra de restaurantes dentro de plataforma de delivery(2020) Abreu, Theodoro MalentachiO desenvolvimento de Marketplaces de delivery de restaurantes trouxe milhares de restaurantes para dentro da casa do consumidor. Quando o restaurante se posiciona nesse mercado extremamente competitivo, qualquer diferenciação pode afetar a possibilidade de uma venda. O presente estudo busca investigar se a imagem facial do vendedor e sua expressão tem capacidade de impactar a intenção de compra do consumidor nesse contexto online. O impacto da expressão facial foi estudado a partir de um experimento pós-teste, no qual o grupo experimento avalia imagens de um aplicativo de delivery modificadas com a foto do cozinheiro, enquanto o grupo controle analisa os mesmos restaurantes sem ter as imagens modificadas. A introdução das expressões sorrindo, neutro não apresentou impacto da escolha dos consumidores quando comparado ao grupo controle. Por outro lado, a expressão de surpresa afeta negativamente a percepção de qualidade, quando comparado ao grupo sorriso.Trabalho de Conclusão de Curso Impacto da música no marketing social: um estudo sobre o ritmo e origem da música na confiança e na intenção de doar(2020) Sakuda, Henrique AsatoshiUtilização de música em propaganda, a fim de atrair uma maior atenção ou potencializar a transmissão da mensagem se tornou muito comum. Este estudo tem como objetivo explorar os impactos da utilização de músicas de diferentes nacionalidades e forma (com canto e sem canto) em propagandas. Foi comparado os resultados dos grupos de participantes dos quais cada um dos grupos receberam o um vídeo do Programa Campo Favela que diferem nas músicas de fundo. e em seguida foram orientados a responderem a um questionário, do qual serão extraídas as variáveis dependentes e as explicativas. Os resultados encontrados indicaram indiferença nos impactos, tanto na comparação de música nacional com internacional dentro de uma propaganda, quanto indiferença nos impactos da utilização de uma música com canto e uma música sem canto.Trabalho de Conclusão de Curso Influência da forma que o preço é comunicado ao consumidor na sua percepção de justiça(2019) Barros, Beatriz Proença Leite deCada vez mais existe um esforço no campo da economia e psicologia para entender quais processos cognitivos estão por trás de decisões tomadas nos dia-a-dia pelos indivíduos. A presente monografia busca contribuir para esse campo por meio de um experimento de campo que investiga a percepção de justiça de preço pelos consumidores a depender se o preço é apresentado a ele verbalmente ou visualmente, assim como o efeito disso na realização ou não da compra. Diversas pesquisas buscaram compreender o efeito de diferentes formas de apresentação de preço na percepção do consumidor, mas nenhuma se propôs a estudar a influência de um preço passado verbalmente ou visualmente em sua percepção de justiça. O presente trabalho o faz por meio de uma regressão logística – para verificar a influência na probabilidade da compra ser realizada – e de uma regressão linear – para verificar a influência na percepção de justiça.Trabalho de Conclusão de Curso Investigando a influência da música na percepção do consumidor quanto ao seu retorno à lojas de departamento popular(2019) Schiphorst, Ianê KamoiO presente trabalho tem como principal objetivo verificar a percepção do consumidor quanto à influência da música sobre o seu retorno à lojas de departamento popular. Sabe-se que a música pode atuar como influenciadora de impressões sobre marcas/experiências e novas aquisições, logo, o que se busca descobrir, neste trabalho, é o quão relevante esta pode ser para o consumidor em termos de percepção quanto à decisão de retorno a um determinado estabelecimento de compra. A pesquisa foi conduzida por meio do método de questionário e após coleta de dados, estes foram dispostos em um modelo de regressão linear simples que, após condução de teste de normalidade dos dados, teve seus parâmetros validados com o objetivo de alcançar resultados relevantes.Trabalho de Conclusão de Curso Fatores que afetam a escolha do canal de compra de produtos farmacêuticos(2018) Malbergier, MarceloDevido à crescente importância do setor de varejo farmacêutico no Brasil e no mundo, diversas empresas ingressaram ou expandiram suas atividades. Este estudo busca entender como as marcas que conectam o consumidor ao produto, ou seja, do varejo, devem definir o seu modelo de serviço nos canais de venda físicos ou virtuais. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma análise conjunta baseada em um questionário com 139 respostas de amostra para avaliar a importância de alguns dos principais atributos que influenciam a decisão de compra do consumidor. Para compras planejadas, de maneira geral, em lojas físicas, os principais atributos na questão de importância relativa são preço e localização. Já para a compra planejada por delivery de farmácia, os atributos mais importantes (relativamente) encontrados foram preço e taxa de entrega. Para os casos de compras não planejadas destacaramse prazo de entrega e preço.Trabalho de Conclusão de Curso A influência do preço de referência na percepção de justiça dos consumidores(2017) Goldstein, LiranEste estudo foi realizado com base nas pesquisas de Kahneman, Knetch e Thaler (1990), que buscaram entender o preço considerado como justo, e os estudos de Liechenstein, Ridgeway e Netemeyer (1993), que afirmaram que a forma de apresentar o preço altera a sensitividade da percepção do consumidor. Por meio de um experimento, buscou-se avaliar o comportamento do consumidor, e o entendimento que ele possui em relação ao preço de um mesmo produto, quando exposto a diferentes preços de referência, e quando se oferecem descontos com apresentações diferentes (em percentual ou em valores monetários). De modo geral, verificou-se que o preço de referência dado tem influência na percepção do consumidor, ou seja, um consumidor que foi apresentado a um preço de referência maior, teve a percepção de que o mesmo produto possuía um valor justo maior. O estudo destes fatores apresentam resultados que a empresas e comerciantes que podem definir suas estratégias de maneira a utilizar o preço de referência a seu favor, e maximizar seus resultados.Trabalho de Conclusão de Curso Uber na mídia: um estudo informétrico(2017) Silva, Juliana Ferian daA chegada do Uber no Brasil, em 2014, desencadeou uma onda de revolta dos taxistas ao redor do país. Com toda a repercussão que se teve na mídia sobre o Uber e o Táxi, o estudo em questão tem o objetivo de analisar como que foi a atuação da mídia ao longo do tempo em relação a este assunto, se ela foi mais neutra na publicação das reportagens ou se deu algum viés. Para isto, o estudo analisa, através do método da informetria todas as reportagens que se teve no período de 2014 a 2016, em dois portais de notícias, que apareceram as palavras “táxi”, “uber” e “taxistas”. Como resultado, percebeu-se que os portais de notícias possuíram um viés mais negativo ao Táxi e mais positivo ao Uber, o que favorece a imagem do Uber. Além disso, percebe-se que os vieses dado pelos portais de notícias ao longo do tempo não foram os mesmos.Trabalho de Conclusão de Curso Investigando se a apresentação do preço oral versus escrita influencia na percepção de justiça do consumidor e na intenção de compra do consumidor(2018) Jacob, Matheus Horta SampaioO objetivo deste estudo é verificar se o nível de construto (construal level) com o qual o preço é representado tem alguma influência na percepção de justiça do consumidor e na sua intenção de compra. Para verificar essa relação foi feita uma pesquisa com alunos do Insper na qual perguntou-se aos alunos escalas de percepção de justiça e intenção de compra a respeito de dois produtos – um quadro e um Iphone – variando a forma como o preço era apresentado. Os participantes foram informados do preço por meio de voz, letra ou número (nível de construto). Por meio de uma análise de variância este estudo não verificou nenhuma relação estatisticamente significativa entre o nível do construto utilizado para apresentar o preço e as escalas de intenção de compra e percepção de justiça. Apesar de essa relação não ter sido encontrada no caso dos produtos e escalas utilizados isso não anula a possibilidade de que o nível de construto do preço possa afetar a percepção do consumidor.Trabalho de Conclusão de Curso RAZÃO OU PAIXÃO? INVESTIGANDO O principal fator na decisão de aderir ao programa de sócio torcedor(2017) Oguri, Jéssica TiemiO esporte movimenta um expressivo valor monetário mundialmente e no Brasil o futebol é considerado uma paixão nacional. Os clubes criaram o programa de sócio torcedor em que os sócios pagam uma mensalidade em troca de benefícios, é uma ótima fonte de receita para os clubes. O presente trabalho visa identificar o principal fator na decisão de aderir ou não o programa de sócio torcedor: “ajudar o time” ou benefícios. As análises basearam-se em dados primários coletados por meio de formulário online que abrangeu escalas de identificação e devoção dos torcedores, escolhas relacionadas ao programa de sócio torcedor e informações sócio demográficas. Foram realizadas análises descritivas e estatísticas. Os principais resultados obtidos foram de que os sócios torcedores possuem maior nível de identificação e devoção do que os não sócios e de que os sócios torcedores apresentam o mesmo nível de identificação e devoção, independente do motivo pelo qual aderiram ao programa.