Artigos em Andamento [Working Paper]
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Working Paper Criação de Valor em Fusões e Aquisições além de Fronteiras: Uma análise empírica do caso brasileiro(2014) Garcia, Maria Pia de Siqueira; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Boehe, Dirk Michael; Sheng, Hsia HuaEste artigo tem como objetivo investigar se as aquisições realizadas por empresas brasileiras fora do país nos últimos 15 anos têm gerado valor a seus acionistas. Além disso, é realizada uma análise empírica dos fatores determinantes desse sucesso, com base nas teorias institucional, sociocultural e de aprendizagem organizacional. Os resultados do estudo são condizentes com a teoria e contribuem para a literatura e para a comunidade empresarial ao indicar que de fato as investidas além de fronteiras de companhias do Brasil criam valor – o qual é positivamente impactado quando a distância cultural entre os países da adquirida e adquirente é baixa ou média e quando o ambiente institucional no qual a empresa alvo se encontra é desenvolvido. Já a relação entre as experiências anteriores das brasileiras em fusões ou aquisições internacionais e o desempenho de uma nova aquisição fora do país segue o formato de U-invertido, conciliando resultados divergentes encontrados na literatura. Estes resultados enfatizam a relevância de se considerar a experiência com fusões e aquisições da empresa compradora além das características institucionais dos seus países alvo.Working Paper Modelo de Previsão de Vendas para Bens de Capital Industriais(2014) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLARO; Silva, Jorge Aparecido daO objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de previsão de vendas para bens de capital industriais. São propostas nove hipóteses para a construção do modelo, sete operacionalizadas a partir de variáveis sobre condições do ambiente econômico e origens de recursos para os investimentos, e duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, número de propostas de fornecimento emitidas, e investimentos em comunicação de marketing de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão (modelos de função de transferência), com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a existência de linhas especiais de financiamento e o fluxo de entrada de investimentos estrangeiros na criação de um ambiente propício para a realização de vendas de bens de capital, além de dar suporte à importância dos investimentos em propaganda, por vezes contestados quanto à eficácia na geração de vendas no mercado industrial.Working Paper Competição Bancária: Comparação do Comportamento de Bancos Públicos e Privados e suas Reações à Crise de 2008(2013) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Martins, Tiago SammarcoWorking Paper Mercado de trabalho no Brasil: uma abordagem da percepção atual por parte de empresas e profissionais(2012) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Madalozzo, Regina Carla; Assis, Victor Rocha deWorking Paper The Use of Trade Credit by Firms: Evidence for Latin America(2011) Santos, Gisler Andre; Hsia Hua Sheng; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOTrade Credit (TC) is the short-term credit linked to the sale of goods given to the cliente by the supplier without any intermediary financial agent. This work aims to study whether TC is used as a substitute for bank credit in crisis periods in Latin America. The sample of this study was composed of firms listed on the Argentinian, Brazilian and Mexican stock exchanges from 1994 to 2009. Controlled by sector and size, the tests provide evidence of the substitution effect for these three countries firms in crisis periods. The results indicate that small firms of all sector substitute bank financing for TC in crisis periods. However, large Brazilian and Mexican firms do not finance with trade credit in crisis periods due to their better capability to get money from local and foreign capital market and better ability of generating cash internally.Working Paper Clima Organizacional: Abordagem Tradicional vs. Abordagem Configural(2017) TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo TeixeiraClima organizacional é um tema que tem sido estudado há algumas décadas, e diversas pesquisas buscaram relacionar seus resultados – integrais ou de dimensões – com desempenho de gestão. No entanto, pouco se tem discutido sobre a interação das dimensões de clima organizacional. O objetivo deste artigo é investigar a relação de clima organizacional com uma variável de resultado organizacional (turnover) a partir de duas abordagens diversas: uma mais tradicional, com foco nas dimensões independentes de clima, e a outra, conhecida como configural, com foco na análise das interrelações entre as categorias. A amostra contou com pesquisas realizadas em 150 empresas brasileiras de porte médio e grande que buscam se destacar pelo seu ambiente de trabalho. Realizou-se análise fatorial exploratória e análise hierárquica de cluster para identificar perfis de configuração de clima (elevação, variabilidade e forma), a fim de relacionar os fatores e as configurações com rotatividade de pessoal. Os resultados mostraram que abordar clima como um sistema, considerando as interações entre suas várias dimensões que compõem uma dada configuração, releva nuances interessantes que de outro modo ficariam encobertas. A abordagem configural apresenta uma relação mais complexa e multifacetada de clima com turnover: a forma configural foi a única que não mostrou-se relevante para turnover; para elevação, houve efeito negativo no turnover, evidenciando que a avaliação global positiva que os funcionários fazem do ambiente de trabalho contribui para diminuir rotatividade nas empresas; por fim, os resultados mostraram um efeito moderador importante da variabilidade na relação entre elevação e turnover.Working Paper Building portfolios of stocks in the São Paulo Stock Exchange usingRandom Matrix Theory(2012) ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Sandoval Junior, Leonidas; Venezuela, Maria KellyBy using Random Matrix Theory, we build covariance matrices between stocks of the BM&F-Bovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de S˜ao Paulo), which is cleaned of some of the noise due to the complex interactions between the many stocks and the finiteness of available data. We also use a regression model in order to remove the market effect due to the common movement of all stocks. These two procedures are then used to build stock portfolios based on Markowitz’s theory, trying to obtain better predictions of future risk based on past data. This is done for years of both low and high volatility of the Brazilian stock market, from 2004 to 2010.Working Paper Alocação do Investimento Direto Externo entre estados brasileiros(2012) Bortoluzzo, Mauricio Mesquita; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Sakurai, Sergio NaruhikoO investimento direto externo (IDE) tem se tornado cada vez mais relevante para a economia brasileira - a razão do fluxo de IDE sobre o PIB do país subiu de uma média de 0,6% na década de 1980 para 2,5% de 2001 a 2010 segundo dados da UNCTAD. Observa-se, contudo, uma grande iniquidade na distribuição deste investimento entre as Unidades Federativas brasileiras. O presente trabalho faz uma investigação sobre os fatores determinantes da localização do investimento direto externo entre estados brasileiros com base num estudo econométrico com dados em painel para os anos de 1995, 2000 e 2005. Os resultados apontam evidências de que os investimentos respondem positivamente ao tamanho do mercado consumidor, à qualidade da força de trabalho e à infraestrutura de transporte, e negativamente ao custo de mão de obra e a alta carga tributária.Working Paper Ativos Estratégicos de Conhecimento do Mercado, Diversificação Relacionada e Desempenho: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo(2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique MachadoEstudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.Working Paper Determinantes da Escolha de Canais pelo Cliente Corporativo: Um Estudo do Mercado Industrial de Tecnologia da Informação(2011) Soares, Guilherme; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros, Henrique MachadoA partir de um survey de 505 clientes corporativos do mercado industrial de tecnologia da informação, este artigo analisa, com base no modelo estatístico logit, se os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Os resultados revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados como (estatisticamente) determinantes para a escolha do canal de marketing. Isso sugere que o desenvolvimento de atributos do relacionamento pode depender de características específicas do canal.