Dissertação de Mestrado

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    Efeitos de política monetária no brasil: identificando o efeito informação
    (2023) Kucinski Carreira, Fernando
    O presente trabalho tem como objetivo estudar o efeito informação contido nas publicações de decisões do Comitê de Política Monetária (COPOM) e seus efeitos sobre atividade econômica, inflação e taxa de juros. Para isso, utilizamos de ferramentas de análise textual para identificar surpresas narrativas, conjuntamente com diversos estudos diferentes que identificaram choques de política monetária no mesmo período de comunicações do Banco Central. Com os dados mencionados acima, utilizamos o método de projeção local para estimar efeitos de impulso-resposta sobre as variáveis econômicas. Nossos resultados demonstraram a importância de se estudar choques de efeito informação separadamente de choques de política monetária, e de outros ganhos ao analisar os choques de efeito informação específicos de alguns campos da economia.
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    Os determinantes da sobrevivência de startups em mercados emergentes
    (2022) Deliberato, Rodrigo de Souza
    Vivenciamos a era pós-digital, marcada pelo crescimento exponencial de tecnologias que transformaram a sociedade que conhecíamos. Para o mundo corporativo não foi diferente. Por ser ainda recente, a variedade de estudos referentes a determinantes de sobrevivência de empresas vem crescendo a cada ano, demonstrando sua crescente relevância para o mercado e a academia. Quando se trata de startups em mercados emergentes, este tópico se torna ainda mais atrativo dado o alto potencial de geração de empregos e crescimento econômico para os países em questão. A fim de ampliar a literatura neste âmbito, o presente trabalho teve como objetivo identificar os possíveis determinantes da sobrevivência de startups em mercados emergentes por meio de um estudo em que foram utilizados dados de 53999 empresas presentes em 24 países, entre os anos de 2010 e 2021, extraídos das bases de dados da empresa Cruchbase através da regressão de riscos proporcionais de Cox. O estudo levanta evidências de que as variáveis relacionadas a quantidade de funcionários, indústria, taxa média de empréstimo, investimentos em P&D do país, receita da empresa por funcionário, estágios de financiamento e quantidade de fundadores são estatisticamente significantes para a sobrevivência de startups em mercados emergentes e fatores os quais podem contribuir para tomadas de decisões de investidores e governos em criação de políticas de fomento ao mercado.
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    Modelos de previsão de preço para soja no Brasil utilizando variáveis climáticas e produção
    (2022) Carneiro, Mara Marques
    Este trabalho propõe um modelo de previsão de preço para soja, principal commodity produzida no país e de grande importância para a balança comercial brasileira, baseado em fatores externos como características macroeconômicas e em fatores climáticos que afetam diretamente o resultado de sua produção, auxiliando o produtor rural na previsibilidade dos preços, mensuração de risco e gestão financeira. Também contribui na explicação dos fatores de formação do preço, entendendo o comportamento do mercado interno nas variações observadas neste produto. Os dados foram coletados em diversas fontes tais como bases Conab, ABIOVE e IPEA, totalizando 96 observações mensais, do período de janeiro/2014 até dezembro/2021, em metodologias ARIMA e VAR. Para o segundo em particular, além do preço mensal da soja dos principais estados produtores, utilizou-se também variáveis como preço da soja mensal dos principais estados produtores da commodity, além de preço da soja na bolsa de Chicago, cotação do dólar, dados de exportação e produção de soja, abate total de bovinos, IBCBr e ocorrência de el niño e la niña. Os resultados obtidos indicam que o modelo VAR é mais eficiente que o modelo ARIMA para previsão do preço da soja.
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    Novos modelos de negócios de planos de saúde e incentivos na cadeia de saúde suplementar
    (2022) Takahashi, Gabriel Silva
    O trabalha analisa o impacto dos novos modelos de negócios de operadoras de saúde, mais especificamente, o grupo das operadoras verticalizadas com controle e as healthtechs, com foco em como eles endereçam os problemas de incentivos na cadeia de saúde suplementar. O setor é composto por complexas relações contratuais que resultam em incentivos perversos nas relações entre os agentes que implicam, em geral, na sobreutilização dos serviços e consequentemente, nos custos para as operadoras. Assim, o trabalho analisou como os novos modelos buscam endereçar tais questões e com dados da ANS, buscou-se estimar quantitativamente por meio de um modelo de matching e painel o impacto sobre a sinistralidade por conta da adoção de determinado modelo de negócio controlada variáveis relacionadas a carteira de beneficiários. Os resultados encontrados apontam para uma sinistralidade mais baixa para as healthtechs, porém tais resultados devem ser analisados com cautela dado o ineditismo do modelo e o período em que ele foi implementado impactado pela pandemia na sua maior parte.
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    Perspectivas para a inflação em diferentes regimes de expectativas no Brasil
    (2022) Arruda, Rodrigo Soares de Moura de Paula
    A economia brasileira tem experienciado mudanças cruciais no processo inflacionário desde que o sistema de metas para a inflação foi anunciado em 1999. O corrente estudo avaliou os diferentes períodos associados a essas mudanças através do arcabouço teórico da Curva de Phillips, de maneira a compreender o impacto dos diferentes regimes de ancoragem das expectativas e da persistência da inflação sobre o cenário prospectivo da inflação brasileira. Dessa forma, com base na estrutura de análise proposta por Hooper, Mishkin e Sufi (2019), o estudo encontrou que magnitude dos coeficientes da Curva de Phillips parece ter reduzido em relação às estimativas em períodos anteriores para a economia brasileira e que pode-se observar uma mudança de regime com o processo recente de desancoragem de expectativas com base nas métricas observadas por Vereda et. al. (2021), o que em outros períodos esteve associado a um aumento do coeficiente de inércia inflacionária.
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    Testando a eficiência dos índices de ações brasileiros
    (2003) Hagler, Cristina E. Mendonça
    Este trabaho teve como objetivo testar a eficiencia em media-variancia dos principals indices brasileiros usados como proxies para a carteira de mercado e benchmark para os fundos passives no Brasil: o Ibovespa, o IBX 50, o IBX 100 e o FGV 100. Para testar a eficiencia destes, foram implementados testes estatisticos multivariados nas versoes Sharpe-Lintner e Black do CAPM. Os indices foram testados no periodo de out/1998 a jul/2003, usando uma amostra de 125 ativos divididos em dois conjuntos de carteiras, 10 carteiras em fungao do tamanho dos betas e em 12 carteiras segundo o setor industrial. Dos resultados para o modelo Black, o teste rejeitou a eficiencia de todos os indices para os dois conjuntos de carteiras. Do teste usando o modelo de Sharpe-Lintner, os resultados foram distintos entre os dois conjuntos de carteiras. Para as 10 carteiras, somente os indices IBX 50 e IBX 100 foram eficientes, enquanto que para as 12 carteiras, nenhum dos Indices foi eficiente. Em suma, mostra-se que para o mercado brasileiro, uma estrategia passiva eficiente nao e trivial.
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    Os corredores logísticos e a exportação agrícola brasileira: Uma análise comparada de projetos ferroviários no estado do Mato Grosso
    (2022) Póvoa, Felipe Brandão
    Nos últimos anos, o Brasil, especialmente a região Centro-Oeste, se consolida como importante player exportador de milho e soja ao potente mercado consumidor, com destaque para a China e Oriente Médio. As dimensões territoriais do país e a interiorização da produção conferem relevância à infraestrutura logística, importante gerador de competitividade. O Brasil é carente em termos de infraestrutura logística, situação agravada se considerada a região Centro-Oeste, que também se destaca pela considerável distância dos portos. O transporte de cargas por longa distância requer investimento em modais de grande capacidade e baixo custo variável, onde se destacam as ferrovias. A importância produtiva da região para segurança alimentar mundial e para balança comercial brasileira tem atraído atenção do governo, que incluiu em seu Programa de Parceria de Investimentos (PPI) três importantes projetos ferroviários com foco no estado do Mato Grosso, principal produtor brasileiro de milho e soja. Diante disso, o presente estudo apresenta como tema central de pesquisa a análise comparada dos projetos de extensão da Ferronorte, Ferrogrão e Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), sob as perspectivas financeira e socioeconômica.
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    O impacto da adoção de canais de vendas digitais em vendas B2B
    (2022) Abe, Carlos Felipe Jun
    A evolução da tecnologia e o aumento da competição tem contribuído na busca de novos formatos de negócio e novas formas de se relacionar e vender para os clientes. Duas tendências observadas são a adição de canais digitais de venda e a utilização de múltiplos canais de vendas para acessar os clientes. Estudos acadêmicos anteriores estudaram os incrementos e a canibalização nas vendas resultantes da adição de um canal de vendas digital, assim como o comportamento das vendas num contexto de multicanalidade, porém quase sempre em contextos B2C. Assim, apesar da proliferação dos canais de venda digitais no contexto B2B, são raros os estudos neste contexto específico. O presente estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento relacionado aos impactos da adição de um canal digital de vendas e da multicanalidade em um contexto B2B, se apoiando nos determinantes da escolha do canal pelo cliente para avaliar os seus impactos. Foi aplicada uma metodologia quantitativa, partindo dos dados das transações de 348 clientes de uma empresa nacional que atua na indústria farmacêutica no Brasil, em uma situação de ativação de um canal de vendas digital. O presente estudo contribui para a teoria ao trazer maior luz para a literatura de adição de canais de vendas e de multicanalidade no contexto B2B. Ao nível gerencial, o estudo traz insights que podem auxiliar os gestores a tomar decisões relativamente à implementação de canais de venda digitais, mitigando fatores que possam dificultar o sucesso da empreitada.