Framing e gestão de mudança organizacional: a influência da comunicação da mudança no comprometimento com a mudança

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Co-orientadores
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Dissertação
Data
2020
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Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
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Resumo
No mundo corporativo são comuns relatos de empresas que enfrentam dificuldades em realizar mudanças devido a resistências internas, ainda que existam elementos estratégicos e de sobrevivência para justificar tais ações. Este trabalho visa estudar alguns dos fatores que influenciam o comprometimento de funcionários com estas mudanças organizacionais, e o que poderia facilitar o descongelamento da empresa em determinadas situações. Baseado na teoria do prospecto, testou-se a existência do efeito da comunicação da mudança como ameaça no comprometimento. Ademais, testaram-se os efeitos moderadores da confiança na gestão e da justiça processual nesta relação. Para avaliar as Hipóteses, foram coletados dados relativos a processos de mudanças relatados em narrativas autobiográficas, através de um procedimento de amostragem bola de neve, no qual os participantes eram solicitados a encaminhar a pesquisa para outras pessoas de sua rede de contatos. Os resultados obtidos contribuem na discussão sobre a relevância da percepção de ameaça real na aceitação pelos funcionários, em especial em situações nas quais há percepção de baixa justiça. E, desta forma, poderão contribuir com as empresas na busca de estratégias mais eficientes para o planejamento e execução de mudanças.

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Português
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