Gerenciando relacionamentos colaborativos com fornecedores
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2004
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a importância da confiança e o efeito dos investimentos em ativos específicos em relacionamentos colaborativos com fornecedores. O artigo ainda discute o efeito moderador da rede de informações sobre as ações colaborativas. Tomaram-se como base teórica as abordagens da economia de custos de transação e os estudos sobre canais de comercialização e redes organizacionais. Para testar as hipóteses formuladas, foram coletadas informações de atacadistas e outros distribuidores do setor de flores e vasos de plantas da Holanda. Os resultados sugerem que as informações obtidas na rede incentivam as ações conjuntas, como proteção para investimentos realizados pelos compradores. Constata-se também que o grau de confiança, os investimentos específicos e as informações obtidas na rede facilitam a coordenação de relacionamentos entre fornecedores e compradores.
Palavras-chave
Relacionamento cliente-fornecedor; Gerenciamento da cadeia de suprimentos; Confiança; Redes de negócios
Titulo de periódico
Revista de Administração de Empresas (RAE)
DOI
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português