Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5444
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Investigando o impacto de expressões faciais na intenção de compra de restaurantes dentro de plataforma de delivery
Author: Abreu, Theodoro Malentachi
Examination board: Bortoluzzo, Adriana Bruscato
Advisor: Isabella, Giuliana
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2020
Original Abstract: O desenvolvimento de Marketplaces de delivery de restaurantes trouxe milhares de restaurantes para dentro da casa do consumidor. Quando o restaurante se posiciona nesse mercado extremamente competitivo, qualquer diferenciação pode afetar a possibilidade de uma venda. O presente estudo busca investigar se a imagem facial do vendedor e sua expressão tem capacidade de impactar a intenção de compra do consumidor nesse contexto online. O impacto da expressão facial foi estudado a partir de um experimento pós-teste, no qual o grupo experimento avalia imagens de um aplicativo de delivery modificadas com a foto do cozinheiro, enquanto o grupo controle analisa os mesmos restaurantes sem ter as imagens modificadas. A introdução das expressões sorrindo, neutro não apresentou impacto da escolha dos consumidores quando comparado ao grupo controle. Por outro lado, a expressão de surpresa afeta negativamente a percepção de qualidade, quando comparado ao grupo sorriso.
Keywords in original language : Expressão facial
Delivery
Marketplace
Intenção de compra
Abstract: The marketplace development of restaurant delivery has brought thousands of restaurants into the consumer's home. When the restaurant places itself within this extremely competitive market, any difference can result or cost a sale. This study has the purpose of investigating if an image of the chef's face and their facial expression has any impact on the consumer's intent of purchase in this context. The impact of the facial expression has been studied in a post-test experiment, in which the experiment sample rates images of a delivery application with altered pictures of the cook, while the control sample rated the same restaurants without the altered pictures of the cook. The introduction of smiling and neutral expressions did not demonstrate any impact on the consumer's choice. However, the surprised expression has a negative impact on quality perception when compared to the group that had the smiling face.
Keywords (english terms): Facial expression
Delivery
Marketplace
Purchase intent
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Theodoro Malentachi Abreu _ Termo Autorização.pdfTheodoro Malentachi Abreu _ Termo Autorização522.09 kBAdobe PDFView/Open
Theodoro Malentachi Abreu _ Trabalho.pdfTheodoro Malentachi Abreu _ Trabalho1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.