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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A influência do ambiente econômico e de características demográficas no comportamento das vendas do setor de cosméticos no Brasil
Authors: Valfré, Livia Amaral
Examination board: Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Ribeiro, Priscila Fernandes
Advisor: Bortoluzzo, Adriana Bruscato
Publication Date: 2015
Original Abstract: O presente trabalho expõe o comportamento das vendas do setor de cosméticos no Brasil em um horizonte de 13 anos, de 2001 a 2013. Esse setor, que abrange indústrias do ramo de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), obteve expressivo desenvolvimento nesse período, atingindo níveis de crescimento médio real próximo a 10% a.a., ultrapassando, no mesmo período, a evolução média da indústria em geral (2,2% a.a.) e o crescimento médio do PIB (3,0% a.a.), segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A metodologia da pesquisa compreende regressões com dados em painel dos dados de mercado referente às vendas anuais do setor de HPPC, fornecidos pela ABIHPEC; e dos dados demográficos e econômicos obtidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Banco Central do Brasil (BCB), respectivamente. O objetivo desse estudo é analisar e mensurar o quanto os fatores do ambiente econômico e as características demográficas da população brasileira influenciaram no comportamento das vendas e no desempenho do setor no período avaliado. O principal resultado obtido no estudo faz referência à variável demográfica renda domiciliar per capita média cujos impactos foram mais relevantes na determinação do comportamento das vendas do setor de cosméticos no período.
Keywords in original language : Setor de cosméticos
Beleza
Previsão de vendas
Regressão com dados em painel
Cosmetics sector
Beauty
Sales forecast
Regression with panel data
Abstract: This paper exposes the behavior of sales in the cosmetics sector in Brazil in a horizon of 13 years, from 2001 to 2013. This sector, which covers the Cosmetics, Toiletries and Fragrances (CT&F) industry, obtained significant development in this period, reaching levels of average real growth close to 10% per year, exceeding in the same period, the average evolution of the general industry (2.2% p.a.) and average GDP growth (3.0% p.a.), according to the Brazilian Association of the Cosmetic, Toiletry and Fragrance Industry (ABIHPEC). This vigorous growth in the sector positions Brazil as the world’s third largest CT&F market, behind only United States and China. The research methodology includes regression with panel data of market annual sales of CT&F industry, provided by ABIHPEC; and demographic and economic data of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and Central Bank of Brazil (BCB), respectively. The aim of this study is to analyze and measure how the factors of economic environment and demographic characteristics of the Brazilian population influenced the sales behavior and industry performance during the study period. The main result obtained in the study refers to the demographic variable average per capita income, whose impacts were important in determining the behavior of sales in the cosmetics sector in the period.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

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