A influência do ambiente econômico e de características demográficas no comportamento das vendas do setor de cosméticos no Brasil

Imagem de Miniatura

Autores

Valfré, Livia Amaral

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2015

Unidades Organizacionais

Resumo

O presente trabalho expõe o comportamento das vendas do setor de cosméticos no Brasil em um horizonte de 13 anos, de 2001 a 2013. Esse setor, que abrange indústrias do ramo de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), obteve expressivo desenvolvimento nesse período, atingindo níveis de crescimento médio real próximo a 10% a.a., ultrapassando, no mesmo período, a evolução média da indústria em geral (2,2% a.a.) e o crescimento médio do PIB (3,0% a.a.), segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A metodologia da pesquisa compreende regressões com dados em painel dos dados de mercado referente às vendas anuais do setor de HPPC, fornecidos pela ABIHPEC; e dos dados demográficos e econômicos obtidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Banco Central do Brasil (BCB), respectivamente. O objetivo desse estudo é analisar e mensurar o quanto os fatores do ambiente econômico e as características demográficas da população brasileira influenciaram no comportamento das vendas e no desempenho do setor no período avaliado. O principal resultado obtido no estudo faz referência à variável demográfica renda domiciliar per capita média cujos impactos foram mais relevantes na determinação do comportamento das vendas do setor de cosméticos no período.

Palavras-chave

Setor de cosméticos; Beleza; Previsão de vendas; Regressão com dados em painel; Cosmetics sector; Beauty; Sales forecast; Regression with panel data

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por