Avaliação do impacto da Faixa Azul nos sinistros de trânsito em São Paulo
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Tipo de documento
Policy Paper
Data
2025
Resumo
A cidade de São Paulo enfrenta uma grave crise de segurança viária e as mortes
no trânsito representam a terceira maior causa de mortes prematuras no país.
Em especial, os motociclistas são a principal vítima desse cenário, considerando
que estão envolvidos em cerca de 70% dos sinistros, 50% das mortes, mas
representam apenas 5% dos deslocamentos diários. Em resposta, a Companhia
de Engenharia de Trafego (CET) de São Paulo criou a Faixa Azul, uma medida
inovadora com o objetivo de reorganizar o espaço viário e proporcionar mais
segurança. Este estudo avalia o impacto da Faixa Azul sobre os sinistros de
trânsito em São Paulo por meio da aplicação de métodos de inferência causal. A
análise combina microdados do Infosiga-SP com informações viárias do OpenStreetMap
e aplica modelos de Diferença-em-Diferenças específicos de adoção
escalonada para estimar os efeitos da intervenção. Em todas as especificações,
os impactos estimados foram pequenos e estatisticamente indistintos de zero.
Se houve efeito, ele foi pequeno a ponto de não ser detectado. Os resultados
sugerem que a demarcação preferencial para motociclistas, isoladamente, é
insuficiente para reduzir sinistros de forma consistente.
Palavras-chave
Faixa Azul; Sinistros; Segurança viária; Causalidade
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Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS