Precificação no mercado de produtos para animais de companhia de São Paulo

Imagem de Miniatura

Autores

Castro, Manoela De Carvalho Caribé De

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2012

Unidades Organizacionais

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é trazer mais informações sobre o mercado especializado em animais de companhia, e orientar as lojas do varejo especializado sobre alguns critérios que são considerados como diferenciais ao se estabelecer um preço prêmio ao consumidor. O estudo avalia a presença de alguns elementos que podem diferenciar uma loja da outra, e assim permitir que o estabelecimento ofereça ao consumidor preços superiores, mantendo uma vantagem competitiva. Esses fatores podem ser externos a loja como a rivalidade do mercado e a renda média do bairro em que a loja se localiza, ou fatores internos como a amplitude de portfólio, quantidade de serviços adicionais oferecidos e tempo de existência do estabelecimento. A partir do modelo de regressão múltipla, observou-se que os elementos analisados rejeitam as hipóteses. Duas hipóteses apresentaram relevância, porém com o sinal contrário ao esperado. Essas hipóteses foram àquelas relacionadas com a localização do estabelecimento em bairros de classe A/B ou C/D/E, esperava-se que estar situado num bairro de classe A/B influenciasse positivamente a cobrança de uma maior margem de preços. Já no caso da hipótese relacionada ao tamanho do portfólio da loja, esperava-se que ter um maior portfólio permitisse a loja cobrar uma margem maior de preços. Nos dois casos observou-se justamente o contrário, as duas características influenciam negativamente no preço. O resultado desse estudo, inclusive inesperado, contribui com o avanço do conhecimento no mercado especializado em animais de companhia, e com isso amplia a literatura empírica na área, o que pode estimular futuras pesquisas e orientar os membros desse canal.

Palavras-chave

Precificação; Preço premio; Varejo especializado; Animais de companhia; Estratégia competitiva; Diferenciação; Pricing; Premium price; Specialty retail; Pet; Competitive strategy; Differentiation

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por