Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação Reputação corporativa: impacto no valor de mercado das companhias abertas brasileiras(2010) Horiuchi, Wilian Da SilvaA reputação corporativa tem despertado interesse relevante em pesquisas na área de estratégia, principalmente devido ao argumento de que as empresas com boa reputação podem com isso obter vantagens competitivas de imitação mais difícil pelos seus concorrentes. Porém, é necessário verificar se as empresas com melhores índices de reputação conseguem transformar estas vantagens em aumentos de valor para os seus acionistas. Roberts e Dowling (2002) estudaram a performance de “As Empresas Mais Admiradas da América” e encontraram relações significantes com os seus retornos sobre o ativo (return on assets - ROA) em companhias abertas negociadas nos Estados Unidos. Lameira et al. (2007) estudaram o impacto de indicadores de governança corporativa no valor de companhias abertas brasileiras e também encontraram relações significativas. Este trabalho se baseia nestes dois estudos e procura testar empiricamente a relação entre reputação corporativa e valor de mercado das companhias negociadas no mercado acionário brasileiro. Os dados analisados, referentes aos anos de 2002, 2003, 2004 e 2005, apresentaram relações estatisticamente significantes entre a pontuação das empresas no ranking setorial de “As Empresas Mais Admiradas do Brasil” e a sua relação entre valor de mercado e patrimônio líquido contábil, Market-to-Book ratio, sugerindo que as empresas com melhor reputação corporativa obtêm maior avaliação pelo mercado de ações.Dissertação Estratégia de entrada de multinacionais brasileiras em países estrangeiros(2011) Sepulveda, Maria PilarNo decorrer dos últimos 30 anos, diversos estudos foram realizados para verificar quais fatores impactavam e quais eram determinantes na formulação das estratégias das empresas nas suas escolhas de entrada em países estrangeiros. Estas pesquisas focavam essencialmente no estudo dos tipos de constituição das empresas, tais como o estabelecimento de parcerias locais (JVs – joint ventures – majoritárias ou minoritárias), greenfield e aquisições. Os fatores de impacto mais citados na literatura são especificidade dos ativos, custo de transação e incerteza do ambiente institucional, sendo este último, apresentado em recentes estudos, trazendo novos fatores de impacto para tais estratégias baseadas nos aspectos cultural, político, legal e psicológico. Este trabalho tem como objetivo avaliar as estratégias de entrada de empresas brasileiras em países estrangeiros em diversos setores de comércio e indústria, baseado na perspectiva institucional, trazendo este tema da estratégia corporativa internacional, que recentemente tem se voltado aos países em desenvolvimento para, o caso brasileiro. Traz também uma nova perspectiva e alternativa sobre a atual discordância a respeito do efeito da distância cultural na estratégia das empresas investidoras da forma de entrada em países estrangeiros. Por último, o estudo busca trazer o conceito da distância, que tem sido intensivamente empregado nos artigos referentes à cultura, para outros aspectos institucionaisDissertação Infraestrutura aeroportuária: um obstáculo para a aviação regional no Brasil?(2009) Demant, Marcos Alexandre RauerEste trabalho busca analisar de forma empírica a influência da infraestrutura sobre o movimento de passageiros nos voos regionais, tomando como unidade de análise o movimento em aeroportos brasileiros selecionados. O papel da infraestrutura como barreira de entrada também é discutido, uma vez que maiores custos de entrada podem limitar o desenvolvimento de novas rotas. Foram selecionados aleatoriamente 50 aeroportos no Brasil, sendo avaliada a sua movimentação de passageiros (como variável dependente) e diversas medidas referentes à sua infraestrutura. O trabalho conclui que a infraestrutura aeroportuária afeta o movimento de passageiros de um aeroporto, sendo que os itens de infraestrutura que mais parecem, coletivamente, afetar o tráfego aéreo são a qualidade da pista, o tamanho do pátio (apron) e o tamanho do terminal de passageiros.Dissertação Capital social e o desempenho de gestores de relacionamento(2009) Paiva, Luciano de AndradeO sucesso das equipes de gestão de relacionamento depende da capacidade de cada membro em acessar os recursos disponíveis em sua rede social para facilitar a troca de informações e a interação com os detentores dos recursos necessários à entrega de valor a clientes. Tendo como objeto de estudo a equipe comercial de uma empresa que atua em mercado intensivo em informação e utilizando como variáveis de controle as características individuais e o desempenho de gestores de relacionamento na comercialização de novos produtos e conversão de novos clientes, o autor desta dissertação formula hipóteses sobre quais estruturas de redes de relacionamento intrafirma são acionadas para (1) gerar e (2) converter novas oportunidades de negócios. O trabalho avança ao evidenciar que redes profissionais densas são acionadas para a geração de novas oportunidades comerciais, enquanto para a conversão de tais oportunidades, os gestores de relacionamento lançam mão de redes de amizade em que se beneficiam tanto de estruturas mais densas quanto de redes que lhe permitam a atuação como intermediadores entre grupos. Os resultados indicam ainda que a relação entre as estruturas de rede e o desempenho na geração e conversão de novas oportunidades de negócios é afetada positivamente pela formação acadêmica dos gestores de relacionamento, seu tempo de casa e o desempenho na comercialização de novos produtos. As implicações para a gestão de canais de marketing e para a rotina das empresas atuando em mercados com as mesmas características são discutidas ao final do trabalho.Dissertação Fatores de influência da visão política dos indivíduos – Evidências da world values survey(2011) Chebib, Afonso MariuttiEste estudo apresenta evidências de que educação, renda, gênero e religiosidade são fatores correlacionados com a visão política dos indivíduos. Apesar da magnitude desse impacto variar de país para país a direção da influência para a maioria dos casos é a mesma. Indivíduos com renda maior e com nível educacional mais elevado defendem maior competição e menos presença do Estado nas empresas. Mulheres apresentam consistentemente visão mais à esquerda que homens e a alta freqüência a cultos está correlacionada a visões mais à direita nas questões analisadas.Dissertação Análise do impacto da inovação, diferenciação de produtos e orientação para mercado no desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras(2010) Canela, AdrianoA crescente intensificação da competição no cenário global tem levado um grande número de empresas a procurar nos mercados internacionais, oportunidades de atingirem seus objetivos, garantindo sua posição de mercado, e em algumas oportunidades mais que isso, sua sobrevivência. Esta dissertação tem por objetivo avaliar como a inovação, a diferenciação de produtos e a orientação da empresa para o mercado impactam o desempenho de exportação de empresas exportadoras localizadas no Brasil. O trabalho analisa também como estas variáveis alteram sua relação com o desempenho de exportação, de acordo com condições distintas de operação, através de fatores moderadores como: tamanho das empresas, experiência na prática de exportação, diversificação internacional e tipos de produtos que exportam. A amostra em questão conta com 213 empresas brasileiras espalhadas ao longo do País, de diferentes segmentos e atuando em mercados distintos. O trabalho conclui, com base no universo das empresas exportadoras brasileiras, que a inovação impacta negativamente o desempenho de exportação, a orientação da empresa para mercado impacta positivamente desempenho de exportação e a inovação e a diferenciação de produtos quando utilizadas conjuntamente, exercem impacto positivo no desempenho de exportação. Em análise exploratória da base de dados o trabalho conclui ainda que o tamanho da empresa exerce impacto negativo no desempenho de exportação, a experiência em exportação exerce impacto positivo no desempenho de exportação e as empresas exportadoras brasileiras que exportam produtos básicos apresentam um melhor desempenho de exportação do que empresas que exportam produtos manufaturados. Finalmente, verifica-se que a inovação e a diferenciação de produtos quando aplicadas a empresas brasileiras que exportam manufaturados tendem a reduzir ainda mais o desempenho de exportação destas empresas, e a inovação combinada à diversificação internacional pode ser uma estratégia eficaz na melhoria do desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras.Dissertação IPOs brasileiros de 2004 a 2007: influência da estratégia organizacional, relacionada à estrutura de propriedade e à governança corporativa, no preço da emissão(2010) Hoffmann, RicardoA fixação de preço de um IPO reflete a qualidade da empresa emissora e das condições de mercado no momento da emissão. Este trabalho busca identificar e quantificar o quanto a Estratégia Organizacional, as características da firma e do mercado afetam o Ajuste Parcial de Preços (APP), que é a definição final do preço da emissão. Os dados foram coletados de IPOs realizados por empresas não financeiras no Brasil, no período de 2004 a 2007. Os resultados mostram que os aspectos relacionados ao mercado que afetam o APP são: retorno médio do mercado nos 30 dias antes da emissão, a volatilidade do mercado nos 60 dias anteriores à emissão e se o período é de Hot Market. Os aspectos da firma e da emissão que afetaram o APP são: investimento em pesquisa e desenvolvimento, dividendos mínimos, número de fatores de risco citados nos prospectos da emissão, se a empresa tem atuação internacional e o tamanho da emissão. O impacto da Estratégia Organizacional no APP foi avaliado em relação a Estrutura de Propriedade e a Governança Corporativa. Os aspectos relacionados à estrutura de propriedade que afetam o APP são: concentração do controle pós IPO, emissão de ações PN e se a empresa é familiar. Os aspectos de Governança Corporativa que afetam o APP são: se a empresa pertence ao Novo Mercado e se CEO e Presidente do Conselho é a mesma pessoa. O modelo final explica 66% da variação do APP.Dissertação Determinantes da escolha de canais na ótica do cliente: um estudo do mercado industrial da tecnologia da informação.(2010) Soares, GuilhermeCompreender a natureza dos canais de distribuição é importante, pois escolher entre estes canais é uma das decisões mais complexas a serem tomadas pelos fabricantes. No segmento de tecnologia, tradicionalmente competitivo, estabelecer canais de marketing alinhados às expectativas dos clientes é imprescindível. O que a literatura de marketing tem revelado há bastante tempo é que o atendimento às expectativas dos clientes vai além de uma simples oferta de menores preços. Portanto, esta dissertação analisa de forma empírica os principais determinantes da escolha dos clientes corporativos de serem atendidos pela da força direta do próprio fabricante ou através da intermediação de um canal de vendas. A pesquisa foi feita com base nos dados levantados junto aos clientes corporativos do mercado de tecnologia da informação brasileiro, especificamente no setor de hardware. O trabalho revisa os conceitos de canais de marketing, de valor percebido e de relacionamento corporativo bem como identifica que os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Com base em um modelo estatístico logit binomial, as análises das percepções de 678 firmas revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados (estatisticamente) como determinantes para a escolha do canal de marketing.Dissertação A atividade política no processo decisório estratégico(2010) Russo, RenatoComo a atividade política influencia o processo estratégico é o objetivo deste trabalho. Nele é sugerido um modelo de análise das componentes políticas que influenciam a formação de consenso na escolha das alternativas estratégicas. Primeiro são descritas as componentes políticas que desenham o ambiente político da organização – origem do poder social do CEO, a estrutura de poder na organização, a habilidade política do grupo que toma as decisões estratégicas e a legitimação do processo decisório. Em segundo lugar, são avaliadas as relações existentes entre estas componentes e a formação do consenso e a influencia destas componentes nos estágios do processo estratégico. Proposições são apresentadas para um adicional aprofundamento teórico do tema e aplicação de pesquisas empíricas.Dissertação Gastos com TI e a eficiência das empresas um estudo com DEA no setor bancário(2010) Mainetti Junior, SergioTecnologia da Informação (TI) está presente na maior parte das empresas, as quais investem grandes esforços financeiros e de trabalho na busca do melhor uso dos gastos com TI. O objetivo desta dissertação é apresentar uma pesquisa empírica envolvendo a área de TI nas empresas, mais especificamente são analisados os gastos com TI e a eficiência das empresas, com o uso da técnica DEA (Análise Envoltória de Dados, do inglês, Data Envelopment Analysis) de forma categorizada. A categorização dos bancos (ou DMUs, do inglês, Decision Making Units) por foco de atuação feita nesta pesquisa e a estrita aderência aos protocolos DEA para estudos que usam esta técnica preenche uma lacuna não coberta por estudos anteriores, e apresenta resultados diferentes de estudos semelhantes sobre este tema. Os resultados apresentados mostram que para categorias diferentes de DMUs, a relação com eficiência muda, mesmo em se tratando de todas as DMUs do mesmo setor. Os principais pontos a se destacar dos resultados são: (i) Maiores gastos com TI têm uma maior correlação com eficiência para bancos Varejistas e menor correlação com eficiência para bancos Especializados em Crédito; (ii) Os bancos que têm maiores gastos com TI têm maior eficiência média apenas na categoria de bancos Varejistas, para as categorias Atacadistas e Especializados em Crédito os bancos que têm maiores gastos com TI têm menor eficiência média; e (iii) Os principais resultados resumidos aqui reforçam a importância de se seguir os protocolos adequados do uso da técnica DEA, uma vez que em se comparando DMUs de forma não homogênea, os resultados podem se apresentar diferentes.
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