Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
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Trabalho de Conclusão de Curso A utilização do tráfego pago para geração de demanda como estratégia de marketing digital: um estudo de caso(2023) Vivo, Matheus Bonifácio deAs possibilidades de coleta e uso de dados de comportamento, interesses e ações gerados pelos consumidores revolucionou os processos de marketing das empresas. A partir da análise dos algoritmos formados com os dados coletados, como o machine learning, pode identificar padrões e fazer previsões sobre a jornada dos consumidores, permitindo que as empresas possam otimizar seus esforços de marketing em tempo real, aprimorando a estratégia de produto, de vendas, aumentando assim, a taxa de conversão do cliente, a partir da utilização da personalização de conteúdo, previsão de comportamento do cliente e campanhas publicitárias personalizadas e automatizadas. Por isso, este estudo buscou entender o impacto dessa mudança na estratégia de marketing das empresas para atingir seu público-alvo. Com objetivo de entender como as empresas utilizaram a estratégia de marketing para maximizar seu lucro e retorno sobre investimento, foram utilizados indicadores para verificar a eficiência no resultado do marketing digital, como: Taxa de conversão, Taxa de cliques, Engajamento nas mídias sociais, e Feedback dos consumidores.Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.Trabalho de Conclusão de Curso Percepção da geração Y sobre o Marketing de influência(2023) Grotti, Giulia RezendeO avanço tecnológico foi responsável por gerar diversas mudanças na forma de se fazer marketing, o que tornou necessário o encontro de alternativas para envolver a marca e o consumidor. Dessa forma, a relevância do marketing digital cresceu significantemente nos últimos anos, tornando-se, às empresas, uma das principais ferramentas para disseminar seu negócio e alcançar seus clientes com mais facilidade. Assim, o marketing de influência, estratégia que une o consumidor e a marca por meio dos influenciadores digitais, vem ganhando relevância, uma vez que as agências de marketing unem esforços para incrementar a relação entre os indivíduos e as tecnologias. Tendo em vista tal ponto, o presente estudo busca entender quais são as percepções dos consumidores em relação a esse tipo de marketing e quais características dos influenciadores trazem maior efetividade à publicidade. O trabalho foi feito via pesquisa exploratória e analítica de marketing, com o uso de um questionário já realizado por Hwang, Oh e Jang (2021), os quais estudaram o mesmo tema na Coréia do Sul.Trabalho de Conclusão de Curso Impacto da música no marketing social: um estudo sobre o ritmo e origem da música na confiança e na intenção de doar(2020) Sakuda, Henrique AsatoshiUtilização de música em propaganda, a fim de atrair uma maior atenção ou potencializar a transmissão da mensagem se tornou muito comum. Este estudo tem como objetivo explorar os impactos da utilização de músicas de diferentes nacionalidades e forma (com canto e sem canto) em propagandas. Foi comparado os resultados dos grupos de participantes dos quais cada um dos grupos receberam o um vídeo do Programa Campo Favela que diferem nas músicas de fundo. e em seguida foram orientados a responderem a um questionário, do qual serão extraídas as variáveis dependentes e as explicativas. Os resultados encontrados indicaram indiferença nos impactos, tanto na comparação de música nacional com internacional dentro de uma propaganda, quanto indiferença nos impactos da utilização de uma música com canto e uma música sem canto.Trabalho de Conclusão de Curso Métricas de customer experience voltadas a retenção de clientes em startups(2017) Yoon, Kevin Min YoungEm um mundo onde pessoas estão cada vez mais conectadas umas com as outras, o processo de tomada de decisão de um consumidor vem se transformando em algo onde a decisão depende das experiências que elas mesmos tiveram com a marca/produto/serviço. Assim, emerge o marketing moderno, o Marketing de Relacionamento, que foca em criar relações com os seus clientes a fim de poderem trocar experiências para melhoria dos produtos e uma maior satisfação do cliente, dado que a interação entre eles é mais personalizada. Esse trabalho, por tanto, procura dar um direcionamento para a área de relacionamento com os clientes de startups através de uma análise das métricas mais recorrentes em diferentes empresas e na literatura. A importância desse trabalho se justifica na necessidade das startups, que buscam uma receita recorrente proveniente do seu cliente, em se organizar desde cedo para que seja possível construir o seu próprio modelo de relacionamento a partir de uma base acadêmica. O trabalho consiste de uma relação entre diversas literaturas sobre startups, Customer Relationship Management (CRM), métricas de CRM e Customer Experience com o que de fato acontece em uma empresa startup do ramo de tecnologia no setor automotivo brasileiro. Com isso, foi possível concluir como essa empresa está de fato seguindo a literatura de relacionamento com clientes e como isso está de fato alavancando as suas perspectivas receitas uma vez que a satisfação dos seus clientes é de um nível considerado satisfatório para a empresa.Trabalho de Conclusão de Curso Impacto de comerciais em televisão nas vendas: um estudo no mercado de bebidas(2016) Cunha, Gustavo SalomãoEm mundo mais globalizado, as empresas atuam em um mercado cada vez mais fragmentado e, assim, buscam se diferenciarem através de elaboradas campanhas de marketing. Este trabalho busca entender se o uso do principal veículo de comunicação, a televisão, vem sendo relevante nas vendas, em São Paulo, de uma determinada marca de cerveja. No universo da mídia televisiva, profissionais utilizam o gross rating point (GRP) e o share of voice (SOV) como indicadores de performance, sendo GRP a quantidade de vezes que uma propaganda foi exibida na televisão vezes o ponto de audiência no momento da exibição, e SOV a proporção de GRP da marca em comparação ao montante total de GRP da categoria de cerveja. As variáveis GRP e SOV foram segmentadas em motantes referentes a comerciais de 5 a 15 segundos e valores respectivos a comerciais de 30 ou mais segundos. Como variável resposta foi utilizado o market share, pois de acordo com Buzzell, Gale e Sultan (1975), o indicador é ideal para captar a performance de estratégias de empresas. Ainda, foram usadas as variáveis preço médio e distribuição ponderada como variáveis explicativas. Assim, através do Método dos Minímos Quadrados em Dois Estágios, foram estimadas seis regressões com todas as variáveis comerciais e ainda considerando cada variável de mídia, sendo que em duas regressões, o share of voice foi instrumentalizado pelo o próprio GRP de secundagem correspondente. Dessa maneira, este estudo pode comprovar que comerciais de televisão podem influenciar nas vendas de produtos.Trabalho de Conclusão de Curso A Associação de um produto a uma celebridade aumenta seu valor de mercado?(2015) Cotrim, Gabriela AbudDe três anos para cá o surgimento de inúmeras redes sociais novas e o acesso à internet globalizado trouxe à tona personalidades do mundo inteiro que passaram a se conectar com seu público e mudaram o jeito de atuação de muitas empresas quando o assunto é marketing. O presente trabalho tem como objetivo o estudo da estratégia premium pricing advinda da associação de marcas com celebridades. Com o estudo do comportamento da sociedade atual e tendências de consumo é possível verificar a eficácia da estratégia e qual o real incremento de valor em produtos de certas categorias, principalmente no território brasileiro. Como forte estratégia utilizada por empresas para disseminar suas marcas a estratégia está fortemente associada ao surgimento de novas redes sociais e diferentes tipos de mídia. A metodologia utilizada foi a abordagem econométrica e a função econométrica está presente no decorrer do trabalho. Foi utilizado um grupo controle e um grupo tratamento para melhor verificar as considerações observadas. Como resultado o trabalho verificou que existe sim um sobre preço entre produtos que estão associados a celebridades daqueles que não estão. Algumas categorias estudadas apresentaram variações em relação ao montante variado, mas foi sim uma tendência verificada. Estar a par dessa estratégia, cada vez mais utilizada, parece ser então, uma boa estratégia para marcas que buscam um incremento em suas vendas.Trabalho de Conclusão de Curso Marketing boca a boca: funcionamento e implicações(2011) Carlsen, Thomas Alfred TroianoEsse estudo teve por objetivo entender sobre os funcionamentos do marketing boca a boca, entre suas causas, estopins e consequências, através da história da marca Abercrombie & Fitch no Brasil. Chegou-se a conclusão que o boca a boca tem um papel fundamental na difusão e homogeneização das preferências de grupos específicos. Nesse ponto os indivíduos considerados “heavy users” desempenham um papel de disseminadores. A renda, por outro lado, desempenha um papel de dificultadora do boca a boca através das classes sociais. Percebeu-se também que as pessoas estão dispostas a gastar com modas passageiras se isso significar pertencer a um grupo pré-determinado e as mulheres parecem ser mais receptivas a opinião de outros que os homens. Internet é importante no processo de boca a boca, no entanto, as formas mais “clássicas” de divulgação como sites especializados ainda têm mais efetividade que investimentos em redes sociais ou aplicativos.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo das Estratégias de Marketing utilizadas por empresas farmacêuticas no Brasil(2012) Pares, Fernando Fusaro da SilvaA indústria farmacêutica, que movimenta mais de 700 bilhões de dólares por ano ao redor do mundo, é constantemente lembrada pelas diferentes estratégias de marketing adotadas nas vendas de seus produtos. Além de ser um mercado peculiar, a industria também conta com regulamentações e restrições diferentes dos demais, o que o torna ainda mais específico. As vendas diretas, feitas por meio de representantes comerciais, ou os constantes congressos e eventos patrocinados para os profissionais de saúde, detentores de enorme influência nas vendas dos medicamentos, são diversas vezes analisados com maior rigor por instituições de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além do debate em torno das regulamentações mais severas do setor, existe também uma discussão acerca de quem deve ser o principal alvo em campanhas de marketing dessas empresas, variando entre profissionais de saúde, intermediadores e consumidores finais dos medicamentos. Com intuito de compreender todo o ambiente que existe em torno desses embates, o presente trabalho objetiva realizar um estudo de caso com empresas farmacêuticas de grande porte, mais especificamente com a empresa Novartis, e também com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, o Sindusfarma. Assim, por meio de entrevistas, espera-se ao final do presente estudo, compreender quais são as limitações impostas a essas empresas e quais são as melhores e mais eficientes estratégias de marketing e vendas das empresas da indústria farmacêutica.