Artigos em Andamento [Working Paper]

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3232

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 15
  • Working Paper
    Liquidity and Exchange Rates
    (2013) Rossi Júnior, José Luiz
    This paper studies the predictive power of several proxies for liquidity in forecasting exchange rates for a set of countries from January 2001 to April 2013. The results indicate that changes in funding liquidity of U.S. financial intermediaries impact exchange rates around the globe; however, the type of funding and its relevance in explaining exchange rate movements vary across time. Public liquidity represented by U.S. monetary aggregates is not robustly significant in forecasting exchange rate changes across time, countries or forecasting horizons. By contrast, the long-term interest rate and risk taking indicators have robust in-sample and out-of-sample predictive power with respect to exchange rates. Finally, the paper confirms that dynamic factors extracted from a panel of several liquidity indicators are useful in predicting exchange rate movements.
  • Working Paper
    Common factors and the exchange rate: results from the Brazilian case
    (2013) Felício, Wilson Rafael de Oliveira; Rossi Júnior, José Luiz
    O Trabalho estuda a utilidade de modelos fatoriais na análise da dinâmica da taxa de câmbio Real / Dólar Norte-Americano no período de Janeiro de 1999 a Agosto de 2011. O trabalho verifica que a inclusão dos fatores contidos nos movimentos comuns da taxa de câmbio de um conjunto de países melhora significantemente o poder preditivo dentro e fora da amostra dos modelos que contêm unicamente variáveis macroeconômicas comumente utilizadas na literatura para prever a trajetória da taxa de câmbio. O trabalho liga a informação contida nos fatores estimados a choques globais como a demanda por dólares – “Efeito dólar”, volatilidade e liquidez do mercado financeiro global.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Relação entre Investidores e Gestores de Fundos de Private Equity no Brasil
    (2013) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Rossi Júnior, José Luiz; Santos, Ana Carolina Teresa Ramos de Oliveira
    A relação entre investidores de fundos de private equity, também denominados cotistas ou limited partners (LP) e gestores, também denominados general partners (GP) é de longo prazo, superando muitas vezes 10 anos. Para criar valor para os investidores, os gestores precisam identificar e estruturar bons investimentos, monitorálos e gerar boas saídas. A relação entre GP e LP traz várias situações de potenciais conflitos de interesse, pois os GPs têm muito mais informações sobre a carteira do que os LP. Por isso há a necessidade de mecanismos que alinhem os interesses de GP e LP e previnam comportamento oportunístico por parte do GP. A transparência nas decisões e desempenho dos fundos de Private Equity, assim como a governança que rege a função fiduciária dos GPs são outros aspectos importantes na relação. O objetivo desse trabalho é retratar como a indústria de private equity têm tratado dos conflitos de interesse e quais são as tendências em contratos futuros. Para isso foram analisados as diretrizes da ILPA (Institutional Limited Partners Association) e do AIFM (Alternative Investment Fund Managers), um relatório de discussão sobre Private Equity do FSA (Financial Services Authority, o órgão regulador financeiro do Reino Unido), a instrução 391 da CVM, uma pesquisa realizada por Gompers e Lerner (2001 e 2006) sobre 140 contratos de parcerias norte americanas. As diretrizes da ILPA procuram definir melhores práticas em Private Equity, mas não tem poder regulatório. As diretrizes do AIFM é uma proposta de lei da União Européia para colocar fundos hedge e de private equity sob a supervisão do órgão regulador da União Européia. O FSA é o órgão regulador financeiro do Reino Unido. Além disso, analisamos 27 contratos de FIPs brasileiros caracterizados como fundos de Private Equity. Maiores detalhes sobre essa análise podem ser obtidas nos anexos. O texto foi organizado em três seções: mecanismos de alinhamento, governança e transparência.
  • Working Paper
    Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) e as Flutuações Cíclicas da Economia Brasileira
    (2014) Rossi Júnior, José Luiz; DANNY PIMENTEL CLARO
    O trabalho apresenta uma análise acerca do relacionamento entre o índice de confiança do empresário de pequenos e médios negócios no Brasil (IC-PMN) e as variações cíclicas dos principais indicadores macroeconômicos da economia brasileira. Os resultados indicam que as expectativas do empresário brasileiro de pequenos e médios negócios medidas pelo IC-PMN apresentam uma correlação com a evolução da economia. Subidas (quedas) do índice são associadas a melhoras (pioras) na atividade econômica brasileira. Os resultados mostram que mudanças nas expectativas captadas pelo índice explicam uma significante parte das flutuações da economia. Por fim, o trabalho aponta que não se pode rejeitar que a causalidade existe entre movimentos nas expectativas para a evolução de algumas das variáveis econômicas. Já a causalidade reversa é rejeitada para todas as variáveis adotadas no estudo.
  • Working Paper
    Corporate Financial Policies and the Exchange Rate Regime: Evidence from Brazil
    (2008) Rossi Júnior, José Luiz
    Este trabalho analisa o relacionamento entre a política financeira das empresas e o regime cambial para uma amostra de empresas brasileiras não-financeiras no período de 1996 a 2006. Os resultados indicam que, além de reduzir a proporção da dívida expressa em moeda estrangeira e aumentar a utilização de derivativos, a adoção de um regime de câmbio flutuante leva a um maior casamento monetário entre a ativo e o passivo das firmas. O trabalho mostra que esta melhora no gerenciamento de risco das firmas dá-se, principalmente, nas firmas mais expostas ao risco cambial. Os resultados confirmam que o regime cambial exerce um papel importante na determinação da vulnerabilidade externa das firmas.
  • Working Paper
    Testes Empíricos Sobre Market Timing na Determinação da Estrutura de Capital das Empresas Brasileiras
    (2008) Rossi Júnior, José Luiz; Céspedes, José Ignácio
    O trabalho testa a teoria do equity market timing da determinação da estrutura de capital para uma amostra de empresas brasileiras no período de 1996 a 2006. Os resultados mostram que, consistente com a teoria de market timing, as empresas financiam uma fração maior do seu déficit de fundos com capital próprio quando o custo deste é baixo relativo ao capital de terceiros e quando seu valor de mercado é alto comparado a seu valor patrimonial.
  • Working Paper
    What is the Value of Corporate Social Responsibility? An answer from Brazilian Sustainability Index
    (2008) Rossi Júnior, José Luiz
    This paper analyzes using a sample of non-financial Brazilian companies from 2005 to 2007 whether corporate social responsibility has an impact on firm value. Using companies’ Tobin’s Q as a proxy for their market value, the paper finds that firms that compose the Bovespa Corporate Sustainability Index (ISE) are traded with a premium compared to the other publicly traded firms. The result is robust to the inclusion of a set of control variables and the method of estimation. In addition, after controlling for self-selectivity, the results confirm that policies that focus corporate sustainability add value to the firm. The paper indicates that the benefits of corporate social responsibility policies surpass the possible costs implied by the adoption of such policies, leading corporate social responsibility to exert a positive impact on firm value.
  • Working Paper
    Exchange Rate Exposure, Foreign Currency Debt and the Use of Derivatives: Evidence from Brazil
    (2008) Rossi Júnior, José Luiz
    This paper studies the exchange rate exposure and its determinants for a sample of non-financial Brazilian companies from 1996 to 2006. The results show that more than 25% of the firms in the sample have significant exchange rate exposure. Moreover, the results indicate that the number of firms exposed is higher in periods of crisis and under a fixed exchange rate regime. In addition, the results point out that although companies’ international activities, operational hedging and financial policies are important determinants of firms’ foreign exposure, the changes in companies’ exposure that took place when the country moved from a fixed to a floating exchange rate regime were mainly driven by changes in companies’ foreign currency borrowing and the use of derivatives that occurred in the period.
  • Working Paper
    Intervenções do Banco Central e Previsibilidade da Taxa de Câmbio: Evidências a partir da utilização de regras de Negociação Baseadas em Análise Técnica
    (2010) Borges, Rodrigo da Rosa; Rossi Júnior, José Luiz
    O trabalho analisa através da utilização de retornos diários gerados por uma regra de negociação baseada em análise técnica se as intervenções do Banco Central do Brasil no mercado cambial introduzem algum tipo de previsibilidade no comportamento da taxa de câmbio. Os resultados indicam que quando os períodos de intervenção fazem parte da amostra a estratégia analisada apresenta retornos positivos e estatisticamente significantes, já quando os períodos de intervenção são retirados da amostra não se pode rejeitar que os retornos da estratégia sejam nulos. Desta forma, os resultados sugerem que as intervenções oficiais no mercado cambial geram previsibilidade na taxa de câmbio que pode ser identificada através da análise técnica, gerando assim lucros para os agentes privados.
  • Working Paper
    Evidencias do impacto da restrição de crédito nas expectativas de pequenos e médios empresários brasileiros durante a crise financeira mundial
    (2010) Rossi Júnior, José Luiz; Laban Neto, Silvio Abrahao; DANNY PIMENTEL CLARO; Bolzani, Luciana Corrêa; Espinoza, Jussara
    Este trabalho toma como base a pesquisa acerca da confiança do empresário de pequenos e médios negócios no Brasil (IC-PMN) para analisar o impacto da restrição ao crédito nas expectativas das firmas durante a crise financeira que assolou o mundo durante os anos de 2008 e 2009. Os resultados indicam que 26,6% da amostra de 1200 empresas de todo o Brasil declaram que suas atividades são muito afetadas pelo acesso ao crédito. Além disso, o trabalho aponta que empresas cujas atividades são pouco afetadas pelo acesso ao crédito apresentam-se sistematicamente mais otimistas que as demais, indicando um possível impacto das restrições financeiras nas expectativas dos agentes.