Mestrado Profissional em Administração

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Resultados da Pesquisa

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  • Dissertação
    Crescimento das Fintechs e o seu impacto no nível de concorrência do setor bancário brasileiro.
    (2024) Nunes, Marcelo Corrêa
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do crescimento das Fintechs no nível de concentração bancária e no poder de mercado dos bancos incumbentes no Brasil. O estudo considerou dados dos balanços dos bancos brasileiros de março de 2005 a dezembro de 2023, extraídos do site do Banco Central do Brasil. Foram avaliados o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e a participação de mercado de cada instituição bancária (market share) por duas abordagens: a primeira analisando o comportamento das principais captações bancárias (depósito à vista, poupança, depósito a prazo e emissões de letras de crédito imobiliário, crédito do agronegócio e financeiras), e a segunda considerando a carteira de crédito (saldo do ativo) ao consumidor. A análise seguinte utilizou o Índice de Lerner para avaliar o impacto no poder de mercado dos bancos incumbentes. A terceira análise mediu se houve redução nas taxas de juros do crédito rotativo de cartões ao consumidor, um mercado relevante para a atuação das Fintechs. Utilizando técnicas de estimação de dados em painel com efeitos fixos, as hipóteses foram avaliadas. Os resultados indicaram, com significância estatística, que, embora tenha ocorrido crescimento das Fintechs a partir de 2017, elas ainda não conseguiram reduzir o nível de concentração para patamares anteriores à crise de 2008, que provocou um expressivo processo de consolidação bancária. As Fintechs estão conseguindo atingir índices de Lerner similares aos dos incumbentes, mas não estão afetando a rentabilidade dos bancos tradicionais. Além disso, a taxa básica de juros (SELIC) tem mais influência na variação das taxas de juros de crédito de cartões de crédito do que da atuação das Fintechs.
  • Dissertação
    O impacto do pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento brasileiro.
    (2024) Cabral, César Murilo Nogueira
    O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento no Brasil. A pesquisa investiga o modelo de interoperabilidade adotado para este novo meio de pagamento, bem como suas implicações, exploradas por meio de hipóteses. Especificamente, o estudo avalia se o Pix, ao reduzir as barreiras de entrada foi capaz de influenciar o crescimento dos depósitos a prazo em instituições não incumbentes, através da redução dos switching costs, se alterou o padrão de receitas de tarifas nas instituições financeiras e se impactou a rentabilidade através do indicador de Lerner. Utilizando modelos de regressão com dados em painel, a pesquisa indica que o Pix teve influência na dinâmica da concorrência no sistema financeiro brasileiro, permitindo que players de menor porte exercessem maior pressão competitiva no mercado bancário através da migração de depósitos a prazo dos bancos incumbentes para os não incumbentes. Esta é a principal contribuição do estudo para a literatura vigente sobre o tema.
  • Dissertação
    Quais fatores influenciam a formação de preço dos negócios realizados no mercado secundário de debêntures no Brasil?
    (2024) Rossatto, Afonso
    Este artigo analisa o mercado de debêntures no Brasil entre 2019 e 2023, focando nas características de emissão, volumes negociados, perfis dos investidores e dinâmica de mercado nos custos de negociação, especialmente o spread efetivo. O estudo revela um crescimento de 49,28% no volume de negociação anual, impulsionado por condições econômicas favoráveis, percepções de risco e novas instituições financeiras atendendo a investidores de varejo. Os resultados indicam que os spreads no mercado secundário de debêntures no Brasil são semelhantes aos dos estudos realizados com base em dados do EUA, mas maiores que os de estudo realizado com dados de Israel, benchmark em transparência e eficiência na negociação de dívida privada, já que o spread efetivo médio no Brasil foi de 1,59%, enquanto nos EUA variou de 0,135% a 1,24%, e em Israel, foi de 0,078%. Assim o que se viu nessa pesquisa é que a presença de intermediários estão associadas a custos de negociação menores, assim como a relação entre o tamanho do negócio e o spread efetivo realizado se beneficiaram de economias de escala, também resultando em spreads mais baixos. O estudo destaca a importância da transparência e das melhorias na estrutura de mercado para aumentar a eficiência e diminuir os custos de transação. Com base em mais de 2,7 milhões de transações, a pesquisa oferece sugestões sobre as forças que moldam o mercado de dívida corporativa no Brasil, enfatizando a necessidade de práticas de mercado equitativas e transparentes. As conclusões têm implicações para os envolvidos, sejam eles participantes ou reguladores, ressaltando a importância de uma infraestrutura que seja mais robusta e de melhorias regulatórias para um desenvolvimento sustentável do mercado. Por fim, recomenda-se a implementação de plataformas de negociação eletrônica, redução da assimetria de informações e promoção de práticas competitivas para melhorar a eficiência e a transparência do mercado de debêntures no Brasil.
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    Condições que influenciam a adoção de ERP por escolas privadas de educação básica
    (2023) Gonçalves, Rodrigo Cavalcante Petrola
    Na sua constante missão de promover ganhos de performance operacional, organizações estão sempre em busca de novas tecnologias, sendo ERP uma das mais disseminadas no mercado. Esta ferramenta tem como objetivo apoiar na gestão dos processos, viabilizar a integração de departamentos e facilitar o fluxo de informações. Estudos apresentam diversos fatores relacionados à adoção de ERP pelas organizações, destacando os desafios adicionais experienciados por empresas de menor porte em busca de inovação, que podem desestimular sua adesão. Apesar da vasta e crescente literatura sobre adoção de inovações em TI pelas organizações, suas conclusões indicam a necessidade de analisar o comportamento das diversas variáveis que podem influenciar este fenômeno em contextos específicos, além da importância de ampliar a literatura sobre o tema a partir de uma abordagem configuracional. Desta forma, este trabalho analisou o mercado de escolas privadas de educação básica, importante setor da economia, composto predominantemente por empresas de pequeno e médio porte e que, nos últimos anos, vem passando por um intenso processo de profissionalização na gestão. Para realização deste objetivo, foi utilizado o método QCA a partir dos dados primários coletados junto aos gestores de vinte e sete escolas privadas brasileiras. A partir das análises realizadas foi possível identificar a presença de três padrões distintos que explicam a intenção de adotar ERP neste mercado e as características da causalidade complexa presentes neste fenômeno. Este estudo contribui com a literatura de adoção de inovações em TI, oferecendo recursos explicativos adicionais, oriundos do QCA e dando luz às especificidades presentes no setor de educação básica privada. Adicionalmente, ele apresenta insumos para maior compreensão dos fatores que influenciam organizações do mercado em questão na adoção de ERP, possibilitando o desenvolvimento de produtos e ofertas mais aderentes às suas expectativas
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    Dissertação
    Leadership Pipeline: preferência dos liderados em relação à liderança transformacional e transacional na hierarquia organizacional
    (2015) Matos, João Gabriel Machado De
    Esta pesquisa promove um link entre a teoria de Leadership Pipeline com Liderança Transformacional e Transacional ao examinar as preferências dos liderados, ao longo dos níveis organizacionais, em relação aos estilos por eles desejáveis. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração as características e necessidades que os liderados possuem no início e ao final da carreira, manifestando desejos diferentes em relação ao seu líder. Para quantificar a liderança desejável e testar as hipóteses foi utilizado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) dentro de uma instituição financeira do Brasil. Os resultados demonstram uma preferência para os estilos de liderança transformacionais, bem como uma separação ordenada da preferência entre os níveis organizacionais para determinadas tipologias, como consideração individualizada e influência idealizada, corroborando as hipóteses formuladas.
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    Dissertação
    Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
    (2015) Rodrigues, Fábio Da Silva
    O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.
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    Dissertação
    Board of directors’ centrality, private equity presence and IPO performance
    (2014) Silva, Emília Borges da
    De acordo com a teoria da dependência de recursos as empresas precisam de recursos externos que não estão sob seu controle mesmo, apesar de possuírem poder e influência. Um conselho de administração mais conectado a contatos influentes, mais socialmente ativo no mercado, tem maior probabilidade de obter esses recursos externos que são fundamentais para o progresso de uma empresa e podem influenciar positivamente sua rentabilidade. Este estudo foi desenvolvido para investigar se um conselho de administração com maior centralidade pode ser considerado de melhor qualidade, e, assim, ter uma influência positiva sobre o desempenho da empresa no momento do IPO. Este estudo explora também se a associação com fundos de private equity influencia a centralidade do conselho e também se melhora o desempenho do IPO. O período antes de IPO é um momento de aprendizado em que a empresa refina suas operações e os padrões de governança corporativa, sendo um contexto único para estudar a relação entre governança e desempenho, uma vez que a seleção ex-ante de conselheiros é um movimento estratégico da empresa e uma decisão que pode influenciar o desempenho do IPO (FILATOTCHEV & BISHOP, 2002). Foi utilizada uma amostra de 148 IPOs ocorridos no Brasil lançados de 2004 a 2013. Foram também coletadas informações sobre o conselho de administração de 592 empresas abertas brasileiras para a construção de um banco de dados e, com isso, estimar a rede de empresas de 2002 a 2013 (uma rede feita para cada ano) usando board interlock. As bases de dados foram analisadas utilizando regressões MQO. Apesar de não ter sido possível confirmar a proposição inicial, foram encontrados resultados muito interessantes sobre a dinâmica entre conselhos de administração com alta centralidade e associação com fundos de private equity.
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    Dissertação
    Redes Sociais e Desempenho Profissional: uma abordagem através do tipo de aconselhamento
    (2015) Boccia, Dennys
    A evolução das organizações empresariais é marcada pela própria forma através do qual o ser humano interage com os seus pares. A maneira como o indivíduo (ego) escolhe se relacionar, a quantidade de contatos (alters) e como estes contatos se relacionam entre si formam a rede social desta pessoa, e, por consequência, podem gerar efeitos na sua vida profissional. Uma dessas formas de relacionamento se dá através da constituição de uma rede voltada para o aconselhamento profissional. Antes de tudo faz-se introduzir o conceito de redes sociais e os vários aspectos que derivam do tipo de aconselhamento oferecido pela sua rede de contatos. A base de dados é oriunda de pesquisa PNRD (Personal Network Research Design) aplicada in loco num departamento operacional de uma grande instituição bancária. A pergunta de pesquisa se propõe a preencher uma lacuna com o fim de verificar se existe relação entre desempenho do indivíduo e a sua rede de aconselhamento profissional ao propor duas hipóteses, a primeira disserta quanto à estrutura da rede do indivíduo envolvendo respectivamente o tamanho efetivo, e a segunda a respeito do tamanho total da rede e das formas específicas de aconselhamentos, todas se utilizando da metodologia de análise de redes sociais do ego (ego network analysis) e de regressão logística. Inseridos entre os principais resultados encontrados estão que: 1) não foi possível comprovar estatisticamente que as pessoas que constituem redes sociais de aconselhamento com tamanho efetivo maior são melhor avaliadas, 2) a quantidade total de contatos pelos quais ego se aconselha influencia positivamente o seu desempenho.
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    Dissertação
    Estratégia de entrada de multinacionais brasileiras em países estrangeiros
    (2011) Sepulveda, Maria Pilar
    No decorrer dos últimos 30 anos, diversos estudos foram realizados para verificar quais fatores impactavam e quais eram determinantes na formulação das estratégias das empresas nas suas escolhas de entrada em países estrangeiros. Estas pesquisas focavam essencialmente no estudo dos tipos de constituição das empresas, tais como o estabelecimento de parcerias locais (JVs – joint ventures – majoritárias ou minoritárias), greenfield e aquisições. Os fatores de impacto mais citados na literatura são especificidade dos ativos, custo de transação e incerteza do ambiente institucional, sendo este último, apresentado em recentes estudos, trazendo novos fatores de impacto para tais estratégias baseadas nos aspectos cultural, político, legal e psicológico. Este trabalho tem como objetivo avaliar as estratégias de entrada de empresas brasileiras em países estrangeiros em diversos setores de comércio e indústria, baseado na perspectiva institucional, trazendo este tema da estratégia corporativa internacional, que recentemente tem se voltado aos países em desenvolvimento para, o caso brasileiro. Traz também uma nova perspectiva e alternativa sobre a atual discordância a respeito do efeito da distância cultural na estratégia das empresas investidoras da forma de entrada em países estrangeiros. Por último, o estudo busca trazer o conceito da distância, que tem sido intensivamente empregado nos artigos referentes à cultura, para outros aspectos institucionais
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    Dissertação
    Capital social, recursos e laços de empreendedores
    (2013) Caraccio, Alexandre
    O capital social abrange tanto a rede de contatos pessoais como os ativos ou recursos que podem ser mobilizados através dessa rede. Como outras formas de capital, ele pode ser usado para obtenção de diversos tipos de vantagens. A habilidade de identificar e conseguir recursos apropriados é crítica para abertura de empresas e para seu sucesso. O empreendedorismo vem ganhando cada vez mais destaque. Não obstante esse interesse crescente trata-se de uma atividade caracterizada por altos níveis de incerteza. Os empreendedores precisam usar suas redes pessoais para acessar informação, ideias e oportunidades e superar os obstáculos. O trabalho apresentado tem como objetivo investigar o capital social de empreendedores com uma abordagem centrada em recursos que são potencialmente acionáveis na sua rede social. Essa abordagem visa a visualizar o capital social não como uma única medida, mas como um conjunto de subdomínios ou fatores. As implicações para empreendedores e para instituições de apoio como a Endeavor são discutidas ao final do trabalho.