Mestrado Profissional em Administração

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    Parcerias Público-Privadas (PPP) na provisão de habitação de interesse social: um estudo comparativo de empreendimentos entregues sob diferentes modelos de provisão na cidade de São Paulo
    (2023) Tranquez, Pedro de Moraes
    O crescente déficit habitacional estimulou a busca por novos modelos de provisão de moradias e as parcerias público-privada (PPP) surgem como uma solução auspiciosa para atacar o problema. Experiências que reúnem poder público e inciativa privada para a produção habitacional ainda são escassas no mundo e no Brasil, onde o primeiro contrato do tipo foi firmado apenas em 2015, e pouco se sabe sobre o seu comportamento. O presente estudo tem por fim examinar o desempenho do mais relevante empreendimento construído no âmbito da PPP Habitacional do Governo do Estado de São Paulo – o Complexo Júlio Prestes I –, em comparação a empreendimentos entregues sob modelos de provisão tidos como tradicionais; estritamente pública e privada com incentivos públicos (Minha Casa Minha Vida). Para isso, foi adotada uma abordagem metodológica essencialmente qualitativa, de caráter exploratório, por meio do estudo de casos múltiplos, que possibilitou esquadrinhar relações entre indicadores de desempenho e características contratuais. Os resultados sugerem que projetos habitacionais engendrados por PPPs têm a capacidade de produzir vantagens econômicas, sobretudo em relação a prazos, e de contribuir para a geração de benefícios adicionais à cidade, como maior qualidade urbanística. Observou-se também que, ao contrário do que indicava a literatura, PPPs habitacionais podem apresentar baixo desempenho em relação aos custos de provisão e que a modelagem deve ser executada com rigor para evitar a criação de um ambiente concorrencial de baixa competitividade.
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    Condições que influenciam a adoção de ERP por escolas privadas de educação básica
    (2023) Gonçalves, Rodrigo Cavalcante Petrola
    Na sua constante missão de promover ganhos de performance operacional, organizações estão sempre em busca de novas tecnologias, sendo ERP uma das mais disseminadas no mercado. Esta ferramenta tem como objetivo apoiar na gestão dos processos, viabilizar a integração de departamentos e facilitar o fluxo de informações. Estudos apresentam diversos fatores relacionados à adoção de ERP pelas organizações, destacando os desafios adicionais experienciados por empresas de menor porte em busca de inovação, que podem desestimular sua adesão. Apesar da vasta e crescente literatura sobre adoção de inovações em TI pelas organizações, suas conclusões indicam a necessidade de analisar o comportamento das diversas variáveis que podem influenciar este fenômeno em contextos específicos, além da importância de ampliar a literatura sobre o tema a partir de uma abordagem configuracional. Desta forma, este trabalho analisou o mercado de escolas privadas de educação básica, importante setor da economia, composto predominantemente por empresas de pequeno e médio porte e que, nos últimos anos, vem passando por um intenso processo de profissionalização na gestão. Para realização deste objetivo, foi utilizado o método QCA a partir dos dados primários coletados junto aos gestores de vinte e sete escolas privadas brasileiras. A partir das análises realizadas foi possível identificar a presença de três padrões distintos que explicam a intenção de adotar ERP neste mercado e as características da causalidade complexa presentes neste fenômeno. Este estudo contribui com a literatura de adoção de inovações em TI, oferecendo recursos explicativos adicionais, oriundos do QCA e dando luz às especificidades presentes no setor de educação básica privada. Adicionalmente, ele apresenta insumos para maior compreensão dos fatores que influenciam organizações do mercado em questão na adoção de ERP, possibilitando o desenvolvimento de produtos e ofertas mais aderentes às suas expectativas
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    A adoção de práticas ESG contribui para a diminuição de restrições financeiras e para a melhoria de performance financeira?
    (2023) Carvalho, Mariana Mendes
    O tema ESG tem se tornado cada vez mais relevante na literatura e nas considerações feitas pelo mercado. O objetivo deste estudo é relacionar adoção de práticas ESG pelas empresas com medidas de restrição financeira (índice KZ) e performance financeira (Tobin Q). Para isso, foram analisadas empresas brasileiras listadas na bolsa de valores durante o período de 2002 e 2021. A metodologia aplicada utilizou modelos de regressão painel dinâmico e logit. Assim como previsto pelo referencial teórico, os resultados sugerem que empresas mais restritas apresentam menores scores ESG, que empresas com melhores scores ESG reduzem o problema de restrição financeira e apresentam melhores performances financeiras e, que empresas com melhores performances financeiras reduzem restrição financeira. Portanto, evidências foram encontradas, porém sem contundências nas análises de robustez. Este estudo contribui para ampliar a quantidade de pesquisas relacionadas ao tema ESG, restrição financeira e performance financeira.
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    Práticas do Student-Centered Learning e sua avaliação nos períodos pré e durante a pandemia
    (2023) Auletta, Marcelo Mantine
    Este estudo verifica se o resultado das avaliações dos professores em relação a aplicação das práticas do Student-Centered Learning (SCL) realizadas pelos alunos ao término de cada disciplina, e o desempenho dos alunos medidos pelas notas finais, foram impactados significativamente durante a pandemia de COVID-19, uma vez que as escolas tiveram que se adaptar rapidamente ao formato de aulas online síncronas. Foram examinados numa instituição privada de ensino superior, os resultados das avaliações dos professores em relação as práticas do SCL de sessenta disciplinas nos períodos pré e durante a pandemia, onde as aulas foram ministradas respectivamente nos formatos presencial e online, e as notas finais dos alunos matriculados nestas disciplinas nos mesmos períodos. O estudo é relevante para instituição, que tem o SCL como um dos pilares sustentados na sua proposta educacional, e os resultados indicam as práticas em que a escola deve concentrar seus esforços para melhoria de performance ou para implementação de novas práticas. Esta pesquisa contou com uma base de dados exclusiva que contém os resultados das avaliações dos alunos em relação aos métodos de aprendizagem utilizados ao término de cada disciplina avaliada pertencente aos programas de ensino superior e também da avaliação final dos alunos, representados aqui pelos programas de MBA – Master in Business Administration, que atende a profissionais com experiência em gestão e buscam desenvolver competências de liderança. Os resultados da pesquisa podem servir de referência para a instituição, que poderá se apropriar destas informações recomendando ou ajustando as práticas do SCL em seus programas de ensino superior online ou para qualquer escola de negócios que busca melhorar ou implementar práticas de SCL em programas de ensino superior online.
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    Investigando o uso de técnicas de persuasão para ampliar o acesso a plataformas de livros digitais
    (2023) Botelho, Luis Americo Tousi
    O isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 impulsionou o mercado de livros digitais no Brasil, fazendo com que editoras antecipassem o lançamento de títulos nesse formato e intensificassem a conversão de seus catálogos. Uma das formas de utilizar e-books e ePubs está nas bibliotecas digitais, mas estas podem encontrar dificuldades para atrair usuários. O presente trabalho investiga, utilizando pesquisa quantitativa, o emprego de técnicas de persuasão para aumentar o acesso a bibliotecas digitais. As técnicas se baseiam nos princípios persuasivos estabelecidos por Robert Cialdini: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. A partir de mensagens de e-mail marketing, o trabalho tem, como objetivo, verificar se as técnicas de persuasão de Cialdini conseguem aumentar os acessos a uma plataforma digital. Considera-se que tal investigação pode auxiliar gestores de conteúdos digitais em relação a abordagens mais convidativas para os usuários, além de enriquecer a literatura disponível sobre o consumo de livros digitais. Também se considera relevante o fato de o estudo de campo mobilizar as seis técnicas concomitantemente. Nesse sentido, o trabalho pode trazer mais dados e insights acerca das técnicas de persuasão, incluindo sua eficiência e suas limitações.
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    Os efeitos do uso de emoticons na efetividade da voz em mensagens digitais
    (2023) Tavolassi, Leandro Luiz
    A voz do funcionário é considerada fundamental para a eficácia organizacional e a literatura de voz tem se concentrado em examinar antecedentes que afetam a decisão de vocalizar. No entanto, é igualmente importante investigar a forma como a voz é expressa, visto que ela pode impactar em sua efetividade. A literatura de voz, porém, tem dado menor atenção a esta questão e, especialmente, a voz expressa por escrito em mensagens digitais. Com a evolução da tecnologia, surgem novas oportunidades para estabelecer a voz digital dos empregados, sendo os emoticons uma forma amplamente utilizada de expressão nas comunicações digitais. Neste contexto, este trabalho objetiva examinar o efeito do uso de emoticons na efetividade da voz expressa em canais digitais. Para isso, um experimento foi conduzido para testar o efeito do uso de emoticons por tipo de voz – promotora ou proibitiva - na efetividade da mensagem digital, considerando efetividade em termos de endosso gerencial e confiabilidade percebida do emissor. Os resultados sugerem que, ainda que o uso do emoticon não apresente efeito no endosso da voz – seja proibitiva ou promotora, o uso de emoticon pode alterar a percepção de confiabilidade do emissor da mensagem na situação de voz proibitiva. Nesta condição, o uso de emoticon positivo, para tentar suavizar a crítica da voz proibitiva, pode ter efeitos adversos, gerando menor benevolência percebida do emissor, em comparação com o uso de emoticon negativo. As implicações teóricas e práticas desses resultados são discutidos
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    Relação do perfil de investidor e dos financiamentos na determinação do tempo de evento de saída de unicórnios
    (2023) Andrade, João Augusto dos Santos
    Nos últimos anos, o número de empresas cujo valor de mercado é superior a um bilhão de dólares aumentou de maneira considerável, principalmente em países com elevado grau de desenvolvimento tecnológico e ecossistemas disruptivos, como Estados Unidos e China. Essas empresas, por possuírem modelos de negócio escaláveis, tornam-se investimentos atrativos para fundos de venture capital e private equity, uma vez que há expectativa de retornos elevados em relação ao capital investido no evento de saída. Este estudo tem o intuito de examinar a relação entre o perfil dos investidores e os investimentos realizados em empresas cujo valor superou USD 1 bilhão, denominadas unicórnios. Para tal, utilizou-se uma amostra de 1.446 unicórnios, localizadas globalmente, que fizeram fusão ou aquisição (M&A) ou oferta pública de ações (IPO - Initial Public Offer). Com base na análise de riscos proporcionais de Cox, foram estimados modelos de sobrevivência para avaliar quais fatores relacionados ao perfil dos investidores e seus investimentos aceleram a ocorrência da saída estratégica via M&A ou IPO após uma empresa atingir o patamar de unicórnio. Em termos de resultados significantes estatisticamente, existem evidências de que a presença de investidores de boa reputação e qualificação no mercado econômico, assim como investimentos mais frequentes e de maior valor médio ao longo da vida do unicórnio estão associados a uma redução do tempo até o M&A ou IPO, assim como uma maior taxa de ocorrência de um evento de saída bem sucedido
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    Recuperação de Serviço no Contexto de Marketplaces Digitais: O Efeito da Justiça Interacional Percebida na Recompra
    (2023) Minella, Larissa
    O presente estudo tem como objetivo entender no contexto específico de marketplaces, qual o efeito da justiça interacional percebida durante a recuperação de serviços na satisfação do cliente com essa recuperação e consequente recompra. O entendimento da relação entre justiça percebida e satisfação em cenários de conflito entre empresa e consumidor, e posterior impacto na recompra, é um tema amplamente estudado na literatura. Autores apontam que, via uma resolução efetiva por parte da empresa, é possível não apenas mitigar emoções negativas incorridas do problema enfrentado pelo consumidor, mas também instigar a criação de sentimentos positivos, o que interage diretamente na lealdade e satisfação geral percebida pelo cliente. Em razão da crescente digitalização e avanço tecnológico, o ambiente digital ganha cada vez mais relevância no cotidiano dos brasileiros, que adquirem um número crescente de bens e serviços via internet. Devido a esse contexto, não restrito ao comportamento de consumo do Brasil, já existem múltiplas pesquisas sobre o tema central deste estudo (i.e., recuperação de serviço em comercio electrónico), porém com foco principal no canal e-commerce, que difere de marketplaces, apesar de ambos serem meios de varejo digitais. O estudo tem natureza quantitativa, via regressão logística com mediação parcial, com dados de reclamações em que a empresa de marketplace Mercado Livre, líder no Brasil, atuou como mediadora entre o comprador e vendedor de determinada transação e subsequente reclamação. Foram consideradas as informações de 7.775 clientes B2C da plataforma, que tiveram sua primeira reclamação reportada à empresa em setembro de 2021, além de características da transação, produto e reclamação vinculadas à insatisfação relatada pelo cliente. Os resultados mostram que justiça interacional é um fator relevante, tanto de forma direta quanto via satisfação, para a recompra em cenários de recuperação de serviços, ressaltando a importância de tratar os clientes de forma justa durante esse processo. O estudo visa contribuir para a academia trazendo um entendimento profundo dos hábitos de compra do consumidor em meio a um panorama de consumo recente de marketplace no Brasil, país e contexto pouco estudados na literatura. Para a prática, este estudo traz elementos importantes quanto à priorização de recursos e perfis de clientes com maior risco de não efetuar recompra decorrente à insatisfação com a resolução do problema relatado e consequente troca com a empresa. O estudo também visa demonstrar empiricamente a importância de investimentos em treinamentos e capacitações dos colaboradores da equipe de atendimento, em especial nas principais alavancas identificadas para justiça interacional.
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    O efeito da inovação na performance financeira das empresas
    (2023) Teixeira, Hugo de Paula Franco
    Relacionar investimentos em inovação com o desempenho financeiro das empresas é fundamental para entender se de fato inovação gera valor nas empresas que adotam tal estratégia. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar a influência da inovação incremental, radical e da ambidestria na performance financeira das empresas. Para tanto, foi conduzida análise em uma base de dados contendo 18.344 empresas, abrangendo um período de 2013 a 2022, incluindo empresas de 12 países. Para testar as hipóteses formuladas, utilizou-se o modelo de regressão com dados em painel dinâmico, estimado por meio do método GMM por Arellano-Bond. Os resultados da pesquisa indicaram que tanto investimentos em inovação incremental quanto em inovação radical apresentaram influência negativa na performance financeira das empresas, essa última medida pelo ROA. No entanto, não foi encontrada uma influência estatisticamente significantiva da ambidestria na performance financeira das empresas estudadas. Além disso, os resultados variaram quando a amostra foi segmentada entre empresas fundadas em países desenvolvidos (representados por países do G7) e em países em desenvolvimento (representados por países do BRICS). Verificou-se para empresas de países em desenvolvimento que a ambidestria influencia o desempenho financeiro, enquanto para empresas de países desenvolvidos a inovação incremental e a radical são as variáveis que afetam a performance financeira das empresas. Esses achados ressaltam a importância de adotar uma abordagem diferenciada ao analisar a relação entre inovação e performance financeira, considerando tanto a variante da inovação quanto o contexto do país (envelope institucional) em que as empresas operam. Como contribuição prática, este estudo fornece insights valiosos para as empresas e formuladores de políticas ao buscar estratégias inovadoras e eficazes em diferentes contextos econômicos.
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    Habilidades de Vendas em Mercados B2B no Contexto de Transformação Digital
    (2023) Araujo, Guilherme Fernandes
    As habilidades de vendas tem sido objeto de estudo por muito tempo. O objetivo dessa pesquisa é compreender como determinadas habilidades impactam a performance de um profissional de vendas outbound no modelo business-to-business (B2B), levando em consideração o crescente investimento em estruturas de tecnologia que suportam vendedores nas suas rotinas. Quando comparamos as habilidades necessárias para vendedores estudadas por Marshall et al. (2003) há duas décadas, supõe-se que são diferentes das esperadas atualmente nas mesmas posições comerciais. Para a realização desse estudo, escolhemos uma empresa de bens de consumo do setor de bebidas. Para a pesquisa, testamos dois modelos iguais de variáveis independentes, mas com variáveis respostas distintas. Para o modelo 1 usamos número de SKU’s (Stock Keep Unit) médio na base de atendimento do vendedor, e no modelo 2, Faturamento da carteira do vendedor. Os resultados foram divergentes entre os modelos, com quatro hipóteses positivas e significativas para o modelo 1 e duas hipóteses para o modelo 2.