Dissertação de Mestrado

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    Dissertação
    A preferência do consumidor na escolha da ferramenta de busca na internet
    (2013) Madeira, Breno Lage
    Sites de busca são hoje as principais ferramentas utilizadas pelos usuários para navegarem na internet. A oferta destas ferramentas é bastante grande, todas oferecidas a custo zero para o consumidor, entretanto mais de 94% dos usuários brasileiros optaram por utilizar a ferramenta oferecida pela empresa Google, no período de 12 semanas, terminadas em 11 de fevereiro de 2012. O objetivo deste trabalho foi o de identificar se a preferência do consumidor pela utilização dos serviços de busca do Google tem origem em algum serviço prestado com desempenho superior nos dias de hoje ou se deve a outros aspectos. Para cumprir este objetivo foi realizado um experimento com 36 pessoas, divididas em quatro grupos, que continham elementos de pesquisa conhecidos como teste às cegas e leilões fechados de primeiro preço, testando os três principais buscadores do mercado. Os resultados demonstraram que: (i) não há indícios que haja diferença de desempenho entre os três principais buscadores do mercado; (ii) o consumidor não atribui valor diferente a cada um dos buscadores quando estes não são identificados por seus nomes, entretanto atribui valor superior à ferramenta Google, quando este é identificado pelo nome. Com base nos resultados, chegou-se à conclusão de que o valor superior atribuído à ferramenta Google não tem origem em desempenho superior atual, mas sim em algum outro fator e de que o Google é valorizado pelos consumidores 2,69 vezes acima do Yahoo! e 15,97 vezes acima do Bing.
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    Dissertação
    Respostas às alterações de precificação no mercado de financiamento de veículos para pessoa física
    (2011) Silva, Daniel Baptistella Monteiro Da
    A determinação eficaz da precificação pode alavancar a rentabilidade da firma. Ferramentas como inteligência competitiva e modelos de reação podem auxiliar na busca da maximização dos lucros. O objetivo deste trabalho é identificar como as empresas do mercado de financiamento de veículos para pessoa física competem por preço e suas respostas às alterações de preço das demais firmas do setor. O estudo propõe uma segmentação do mercado de acordo com posicionamento das firmas que nele competem, modelando respostas às alterações de preço de cada nicho de mercado. Observa-se que as três maiores empresas do mercado possuem poder de influência na taxa de juros, que será praticada no período seguinte, e seus movimentos (isto é, suas variações de preço) são replicados em todos os nichos do mercado de financiamento.
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    Dissertação
    O impacto de vendas entre estados: um estudo sobre o mercado de GLP em Minas Gerais
    (2019) Pavarina, Leonardo Henrique
    Esta dissertação avalia o impacto da migração de vendas de uma unidade da federação para outra em função de alterações nos valores de impostos distintos entre os estados. Especificamente neste trabalho, foi avaliado o mercado de gás liquefeito de petróleo (GLP) em botijões de 13 kg e a dinâmica no estado de Minas Gerais com relação aos estados fronteiriços. Avalia-se se as regiões de fronteira do estado de Minas Gerais são ou não mais impactadas quando há alteração de impostos nos estados fronteiriços. Foram avaliados dados em painéis para trimestres entre 2012 e 2016 e por região imediata do estado, e foi aplicada a metodologia de diferenças em diferenças (difference-in-differences). Em um segundo momento foi introduzida também uma variável contínua de distância para a fronteira. No geral, verificou-se que o volume de vendas no estado de Minas Gerais foi positivamente impactado por aumento de impostos nos estados vizinhos em 2015 e 2016, em maior quantidade nas regiões próximas às fronteiras.
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    Dissertação
    Competição estratégica entre bancos: agências bancárias
    (2017) Faria, Leonardo Castralli De
    A dissertação compreende na análise de estratégia de ramificação de agências bancárias, sob a perspectiva de competição entre os principais bancos brasileiros. O estudo explora o tema com uma análise empírica a partir de informações de agências e municípios de 2007 a 2014, por meio de uma abordagem estatística e econométrica de Organização Industrial. Os resultados apresentados vão de acordo com estudos existentes, e apontam que bancos abrindo agências sinalizam positivamente e estimulam bancos rivais a abrir novas agências. Considerando as principais marcas bancárias brasileiras, o efeito competitivo pode agir de forma diferente entre eles, dois a dois. A análise ainda sugere que embora o mercado brasileiro seja altamente concentrado em 5 bancos, outros bancos além dos maiores também exercem influência nesses modelos competitivos por meio de agências.
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    Dissertação
    Valor das externalidades urbanas: uma análise à luz do mercado imobiliário paulistano
    (2017) Nasser, Arthur Abib Mattos
    Neste trabalho é feita uma análise do valor das externalidades urbanas para a cidade de São Paulo, como o valor dos parques urbanos e do transporte pelo metrô como positivas e a taxa de criminalidade como negativa. Para tanto utilizou-se de uma base de dados de imóveis fornecida pela EMBRAESP para a região metropolitana de São Paulo entre os anos de 1996 e 2016 e estimou-se o valor das externalidades através de (i) um modelo de preços hedônicos e (ii) um modelo em painéis. Os resultados indicam que é possível calcular esses valores através dos modelos propostos mesmo que para externalidades não hajam mercados nem preços bem definidos. Para os parques urbanos quando quantificamos para todos os domicílios analisados no modelo, o valor é de aproximadamente R$ 71 bilhões. Para as estações de metrô estima-se que seu valor somado para a cidade seja de mais de R$ 313 bilhões. Por fim, quando se analisa o valor da criminalidade para a cidade, fazendo com que as taxas de homicídios a cada 100 mil habitantes em cada um dos distritos sejam reduzidas a zero o valor é de mais de R$ 129 bilhões.
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    Dissertação
    Modelagem da interação competitiva em preço no mercado de FMCG
    (2016) Panserini, Ricardo Cesar
    No ambiente de negócios atual é fundamental compreender e prever os padrões nas tomadas de decisão dos concorrentes, sendo as escolhas relativas a preço certamente uma das mais relevantes, afetando drasticamente a demanda, tanto da própria empresa, quanto de seus concorrentes no caso de mercados de bens diferenciados. O presente trabalho se propõe a evoluir no estudo das funções de reação em preço das empresas, replicando e ampliando os estudos de Moita & Silva (2013) e Lazzarini, (2006) para o mercado de FMCG, ou Fast Moving Consumer Goods (bebidas, higiene diária, comida industrializada, etc), não apenas incluindo novas variáveis nos modelos conhecidos, mas também utilizando a função de reação para melhorar a assertividade dos modelos de previsão de demanda. Com os dados mensais de preço e venda de 6 marcas em 3 categorias (líder e sub-lider) foi possível a construção justamente de funções de reação em preço (1º modelo) em que as variações de preço de uma marca são explicadas, por exemplo, pela variação de preço de seu concorrente e inflação; a elaboração de um modelo de demanda (2º modelo), que explica as variações de Market Share se utilizando das mudanças de preço, tanto da própria marca, quanto do concorrente; e por fim, introduzir o estimador de preço do concorrente no 2º modelo a fim de avaliar a hipótese de que esse estimador teria a capacidade de melhorar a assertividade do 2º modelo na previsão de Market Share futuro quando comparado ao cenário em que não há informação sobre a futura alteração de preço da outra marca. A análise dos resultados mostrou que, embora, o padrão de comportamento varie entre marcas e categorias, há claros movimentos de reação, em que uma marca segue a decisão de preço de seu concorrente. Também foi possível constatar a tendências as marcas acompanharem os movimentos da inflação. Por fim, a utilização da função de reação foi capaz de melhorar a assertividade do modelo de demanda ao incluir um estimador de qual seria o movimento de preço do concorrente.
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    Dissertação
    Competição no setor de telecomunicações móveis: estimação da demanda com o modelo AIDS
    (2014) Ferreira, Evandro Marchetto
    O setor de telecomunicações móveis no Brasil apresenta um cenário de intensa competição, sendo disputado por ao menos quatro grandes operadoras com participação de mercado acima de 18% em novembro de 2013, além de possuir o sexto menor índice HHI (Herfindahl-Hirschman Index) no mundo, com 25,4% (dados SindiTelebrasil). As operadoras se dividem na liderança de mercado em diferentes praças e por diversos motivos, desde fatores históricos por serem incumbentes em determinada região, passando por distintas opções de adoção de tecnologias no desenvolvimento das primeiras redes locais, práticas mais agressivas de captação de clientes e foco em qualidade de atendimento. Neste trabalho, estudamos as interações entre os preços praticados pelas operadoras para o segmento Pré Pago no estado de São Paulo e suas relações com a participação de cada empresa no montante gasto neste segmento dentro do mercado (budget share), utilizando-se como modelo de estimação de demanda o AIDS (Almost Ideal Demand System), desenvolvido por Deaton e Muellbauer (1980b).
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    Dissertação
    Múltiplas dimensões da lavagem de dinheiro: material, jurídica, econômica e políticas públicas
    (2016) Oliveira, Carlos Henrique Firmino De
    A lavagem de dinheiro é um fenômeno complexo e multifacetado para cuja compreensão torna-se imprescindível o conhecimento amplo de diferentes disciplinas. O objetivo deste trabalho é estudar os efeitos macroeconômicos da lavagem de dinheiro por meio da revisão de literatura. Para isso, passamos por uma contextualização material, jurídica e de políticas públicas. Na parte material, explica-se o que é o fenômeno, sua razão de ser e como se materializa no mundo real. Na parte jurídica, explica sua definição legal e a evolução das leis até o cenário atual. Apresenta as principais instituições e seus papéis normativos e fiscalizatórios. Na parte econômica, explica os efeitos macroeconômicos e as dificuldades em se quantificar o objeto de estudo, trazendo exemplos de diferentes abordagens. Por último, analisa estudos que avaliam as políticas públicas relacionadas ao tema e que testam empiricamente sua efetividade quanto à redução da lavagem de dinheiro e quanto à redução dos crimes antecedentes. Conclui que os principais efeitos macroeconômicos de curto prazo são: falha na alocação de recursos levando a distorções nos preços, no emprego e na renda; erros na balança de pagamentos; taxas de câmbio em descompasso com os fundamentos; perda de eficiência da política monetária elevando a volatilidade da taxa de juros; falta de confiança nas séries macroeconômicas levando à formulação de políticas com grandes margens de erros e pouca eficiência. No longo prazo, temos o atraso na convergência internacional pela deterioração das instituições. Do ponto de vista das políticas públicas, conclui que a cooperação internacional é elemento de grande relevância para o atingimento dos objetivos de prevenção e combate à lavagem de dinheiro.
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    Dissertação
    Aplicação de modelo LOGIT na estimação de demanda por passagens aéreas.
    (2013) Martin, Eduardo Ramos
    São muitos os desafios no setor de aviação civil no mundo, no Brasil ainda mais, já que os custos são vinculados a duas principais commodities dólar e Petróleo, de forma que oscilações nessas podem gerar prejuízos letais às empresas. Além desses fatores, restrições associadas à infraestrutura limitam o crescimento do setor, de forma que as empresas têm de disputar acirradamente os mercados existentes. Entender as variáveis que os consumidores levam em conta para a escolha da companhia aérea é uma necessidade para manter-se no mercado. Este trabalho desenvolve uma proposta de modelagem de escolha do consumidor, analisando a sensibilidade a preço, qualidade da oferta, pontualidade e eventuais preferências por marca. A maior parte dos trabalhos desse gênero mantém foco específico em um mercado ou em uma variável. Este trabalho, no entanto, tem como principal característica a amplitude da base de dados utilizada, contando com 36 mercados brasileiros, ao longo de 22 meses e com uma trajetória de preços composta por três observações. O modelo proposto permite identificar a sensibilidade que o consumidor tem simultaneamente, às variáveis citadas acima para diferentes agrupamentos de mercados. O modelo permite também observar a perda de bem estar social quando há assimetria de share.
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    Dissertação
    Simulação de fusão em políticas de competição: aplicação do método de Björnerstedt e Verboven ao mercado brasileiro de computadores pessoais
    (2015) Cornejo, Fabian Gonzalo Fierro
    Este trabalho propõe-se a aplicar um modelo de simulação de fusão, com o intuito de estudar o impacto de efeitos unilaterais e coordenados, resultantes de atos de concentração, em um determinado setor da economia brasileira, assim como fornecer informações indicativas sobre as condições de concorrência desse setor. Para tanto, o método empregado foi elaborado por Björnerstedt e Verboven, escolhido por dispor de uma rotina econométrica acessível (desenvolvida em Stata, conhecida por “pacote mergersim”), munido de procedimentos preparados para serem reproduzidos e que geram resultados passíveis de testes (ou seja, aplicando-se a mesma técnica e mesmo conjunto de dados, obtêm-se os mesmos resultados) e concebido com premissas para estimação da demanda e oferta claramente especificadas. O setor da economia brasileira escolhido para desenvolver esta análise foi o mercado brasileiro de computadores pessoais, em razão da disponibilidade e nível de detalhe dos dados obtidos, sendo um setor oligopolista dinâmico e com histórico de ocorrência de atos de concentração. Dedicamos boa parte deste estudo a descrever e reproduzir os procedimentos apresentados por Björnerstedt e Verboven em seu working paper “Merger Simulation with Nested Logit Demand: Implementation using Stata”, a partir de exercícios de simulação aplicados em um exemplo hipotético de fusão entre duas empresas líderes do setor analisado. Tal exercício foi implementado em Stata, utilizando os comandos e instruções do pacote mergersim, que esboçam as etapas que fundamentam a execução de uma simulação de fusão, a começar pela: (i) especificação e estimação da demanda, para o qual foi utilizado um modelo aggregated nested logit em 2 níveis; (ii) seguido da especificação do modelo de competição, que assume o modelo de oligopólio na qual as firmas competem a la Bertrand-Nash; (iii) e, por default, assumem que os custos marginais das firmas são constantes. Os resultados gerados por esses exercícios forneceram evidências quantitativas do alcance dos efeitos unilaterais e coordenados de atos de concentração econômica no setor brasileiro de computadores pessoais (através das variações apresentadas por indicadores como preços, market shares, excedente do consumidor, índice de Herfindahl-Hirschman, taxas de concentração de mercado, entre outros). Além disso, forneceram informações indicativas sobre as condições de concorrência desse mercado (através das elasticidades-preço da demanda e mark-ups, por exemplo). Observou-se indícios de um setor moderadamente concentrado, porém bastante competitivo e, embora registre por volta de 60% do market share em posse das quatro maiores empresas, vem apresentando mudanças no poder de mercado das empresas líderes nos últimos anos.